Está concluído o restauro do relógio monumental existente na fachada dos Paços do Concelho da Sertã desde o ano 1947 e as horas voltaram a soar. Segundo a autarquia, a partir de agora será um funcionário do município que dará corda ao relógio, sensivelmente, a cada quatro dias. Até há alguns anos atrás esta tarefa estava entregue a Manuel Castanheira Leitão, hoje com 106 anos de idade.
A operação de restauro levada a cabo pela empresa Cousinha – Electromecânica e Informática, Lda, com sede em Almada, consistiu na recuperação do maquinismo deste relógio mecânico, que ‘bate’ horas e quartos de horas em dois sinos, movimentando ponteiros num mostrador exterior.
Este relógio foi instalado originalmente nos Paços do Concelho da Sertã em 1947, tendo sido inaugurado no dia 15 de agosto desse ano. Foi concebido pelo relojoeiro Manuel Francisco Cousinha, avô dos atuais donos da empresa que efetuou o restauro do relógio.
“A conclusão desta intervenção é uma grande notícia, pois estamos a falar de uma peça de grande valor artístico, como histórico, que confere ao edificado toda uma imponência, que é de sublinhar”, afirmou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que encomendou a intervenção.
O edifício dos Paços do Concelho da Sertã, projetado pelo conceituado arquiteto Cassiano Branco, “tem no seu relógio um dos elementos de maior monumentalidade”, notou o autarca, que destacou ainda “o excelente trabalho de restauro executado pela empresa Cousinha”.

NOTÍCIA RELACIONADA
Câmara da Sertã contrata especialistas para restaurar relógio da torre