Foto: CM Sertã

Os alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas da Sertã receberam 48 tablets, entregues pelo Município da Sertã no âmbito do projeto “Miúdos Digitais – Laboratórios Móveis de Aprendizagem”. Este projeto surge através de candidatura inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Médio Tejo (PEDIME), da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

Assim, foram adquiridos na totalidade 48 tablets e dois armários de transporte e carregamento a serem distribuídos por dois estabelecimentos de ensino. Um kit composto por 24 tablets e um armário de carregamento foi entregue no Centro Escolar São Nuno de Santa Maria, em Cernache do Bonjardim. Um outro kit, composto por 24 tablets e um segundo armário de carregamento, foi entregue na Escola Básica da Sertã.

Segundo a autarquia, os kits serão utilizados por todas as escolas do primeiro ciclo e pelos jardins de infância do Agrupamento das Escolas da Sertã, entidade que ficará responsável pela gestão dos referidos equipamentos.

Quanto aos tablets, “contêm um conjunto de programas de aprendizagem que têm como objetivo promover o sucesso escolar e a abordagem às novas tecnologias, que visam contribuir para o aumento da literacia digital das crianças e dos alunos, ao mesmo tempo que possibilita o desenvolvimento de competências transversais e de um ambiente mais cooperativo nas aulas”, pode ler-se em nota de imprensa.

É entendimento da Câmara Municipal da Sertã que a utilização destes equipamentos pode “potenciar a aprendizagem”, crendo que “a integração das novas tecnologias auxiliará na consolidação da aprendizagem dos alunos, possibilitando-lhes avaliar a sua compreensão sob diferentes pontos de vista, ser proativos na procura de respostas, inter-relacionando conceitos e estreitar a ligação entre a teoria e a prática”.

No âmbito do projeto intermunicipal “Miúdos Digitais” foram também desenvolvidas sessões de informação e capacitação destinadas aos docentes (educadores do pré-escolar e professores do primeiro ciclo do ensino básico), no sentido de facilitar a sua utilização em sala de aula, proporcionando uma utilização o mais eficiente possível, em prol do sucesso escolar das crianças, termina a autarquia na nota enviada à imprensa.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.