Apresentação do prgrama comemorativo do I Centenário do Nascimento do adre Manuel Antunes. Foto: CM Sertã

O Padre Manuel Antunes esteve em destaque na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no passado dia 10 de abril, durante a apresentação oficial do programa comemorativo do primeiro centenário do seu nascimento. A data foi duplamente simbólica por marcar a inauguração da exposição itinerante “Padre Manuel Antunes – Um Pedagogo da Democracia e da Liberdade”, que fica patente no local até 12 de maio.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, do coordenador da Comissão Científica das comemorações, Guilherme d’Oliveira Martins, do Superior Provincial da Companhia de Jesus em Portugal, Pe. José Frazão Correia, do diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Miguel Tamen, e do coordenador das Comemorações Antunesianas, José Eduardo Franco.

A exposição itinerante “Padre Manuel Antunes – Um Pedagogo da Democracia e da Liberdade” fica patente no local até 12 de maio. Foto: CM Sertã

O último apresentou as diversas atividades previstas, entre as quais se encontram o congresso internacional “Padre Manuel Antunes: Liberdade do Saber e o Saber como Liberdade”, a ter lugar na Sertã e em Lisboa de 3 a 6 de novembro, a produção de um documentário para um canal televisivo português, a Maratona de Leitura dedicada a esta figura emblemática, marcada para 7 de julho, e a edição da sua Obra Seleta.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *