O documento foi aprovado em sede de reunião realizada a 18 de agosto. Foto: CM Sertã

A Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) aprovou o relatório de execução do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) do município da Sertã, tendo sido implementadas 68% das medidas previstas para o primeiro ano de execução.

De acordo com o documento, aprovado a 18 de agosto, foram implementadas 68% das medidas previstas para o primeiro ano de execução do referido plano que, apesar do curto período de tempo definido para a sua execução, é considerada “uma taxa de execução motivadora”.

A percentagem refere-se, por exemplo, à elevada adesão às ações de sensibilização, aos workshops e aos espaços de diálogo/ reflexão dinamizados, bem como “ao empenho do município e dos elementos da EIVL da Sertã na dinamização de todos os conteúdos produzidos”, de acordo com a nota enviada ao nosso jornal.

O PMIND do Município da Sertã apresenta um conjunto de objetivos estratégicos específicos, definidos com base nas principais conclusões de um diagnóstico prévio, que se materializa em medidas concretas, divididas em três planos: Plano de Ação para a Igualdade entre Homens e Mulheres, Plano de Ação para a Prevenção e Combate à Violência Contra Mulheres e Violência Doméstica e Plano de Ação para a Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos.

Para Cristina Nunes, vereadora da ação social do município da Sertã, a taxa de execução alcançada no primeiro ano de implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação da Sertã é reveladora do “empenho do Município da Sertã no sentido de assumir o seu papel de catalisador para uma necessária mudança de mentalidades, tendente a uma sociedade mais justa e menos discriminatória”.

Cristina Nunes, vereadora com o pelouro da ação social e Carlos Miranda, autarca da Sertã. Foto: arquivo mediotejo.net

Embora considere que ainda “há muito a fazer para alcançar esse desiderato”, Cristina Nunes afirma que a equipa está “profundamente comprometida na mobilização dos atores locais no sentido de uma Sertã mais inclusiva e igualitária”.

Recorde-se que a EIVL da Sertã foi designada pela Câmara Municipal a 22 de abril de 2022, e iniciou funções a 6 de junho daquele ano. A esta equipa compete representar o Município no processo de conceção, implementação, divulgação e avaliação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação da Sertã, no âmbito de candidatura da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), denominada “Médio Tejo em Igualdade”.

A EIVL da Sertã foi designada pela Câmara Municipal em reunião de 22 de abril de 2022 e iniciou funções a 6 de junho de 2022. Foto ilustrativa: DR

O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND) do Município da Sertã foi aprovado em reunião de Câmara Municipal de 16 de dezembro de 2022 e em sessão ordinária da Assembleia Municipal de 27 de dezembro de 2022.

O Relatório de Execução do PMIND do Município da Sertã pode ser consultado no site da autarquia sertaginense.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *