A partir de 2019, o concelho da Sertã ganhará uma nova valência sociocultural: uma Biblioteca Itinerante. A Câmara Municipal, na pessoa do presidente José Farinha Nunes (PSD), recebeu pelos responsáveis da Fundação Calouste Gulbenkian a chave da viatura. A nova biblioteca móvel irá agora ser concluída, com pinturas exteriores e preenchida com livros e materiais que visam levar a cultura a todos, enquanto projeto de inclusão social.
A entrega da viatura decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no passado dia 11 de dezembro, na presença de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, e Guilherme Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação. O apoio total atribuído é de 102 750 euros, “que serão aplicados na criação da Biblioteca Itinerante e no seu apetrechamento de material informático e multimédia”, lê-se em nota enviada à imprensa.
Recorde-se que esta cedência, conforme o mediotejo.net havia divulgado após a reunião de executivo pública de 6 de dezembro onde o autarca confirmou esta notícia, resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre a autarquia e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano.
Para José Farinha Nunes (PSD), “a Biblioteca Itinerante vem cumprir um desejo antigo da autarquia que, deste modo, permitirá levar a cultura mais longe, especialmente a pessoas que de outro modo não teriam acesso à mesma, contribuindo também como ferramenta de inclusão social”.
Segundo informação da Fundação Gulbenkian, esta viatura “acolherá outros serviços e valências, como um serviço de apoio à saúde que permitirá fazer rastreios periódicos de tensão arterial, glicemia e colesterol e um posto móvel do Balcão Único do Município, com atendimento, apoio ao preenchimento e entrega de formulários e requerimentos de serviços nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento. A carrinha permitirá ainda ter acesso à internet, fazer fotocópias e aceder a todos os serviços disponíveis numa caixa multibanco”.
O concelho da Sertã é composto por dez freguesias e cerca de 240 lugares, habitados por mais de 16 mil pessoas, cerca de 30% das quais com idade superior a 65 anos, frisa a mesma instituição.
O apoio “é proveniente do Fundo de Apoio às populações e à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios de 2017, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian”, termina a nota de imprensa.