O Dia Mundial da Poesia, 21 de março, foi o dia escolhido pelo município da Sertã para o arranque da Semana da Poesia, com uma arruada poética pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim e uma «Sessão de Poesia», na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, conduzidas pelo divulgador de poesia Paulo Condessa.
Até sábado, dia 26 de março, a poesia serve de mote a uma semana cultural, a decorrer em todo o concelho da Sertã. Esta quinta-feira, dia 24, acontece uma oficina de leitura dirigida aos jovens subordinada ao tema “Já não somos mais crianças”, com Maurício Leite. Ao mesmo tempo, a Biblioandante passa pelas aldeias da Várzea dos Cavaleiros, Maljoga, Seixo/Santa Rita e Sesmo, com o poeta Miguel-Manso a protagonizar uma sessão de declamação de poesia.
O programa para sexta-feira compreende nova arruada poética com Paulo Condessa, desta vez na vila da Sertã (10h), enquanto a Biblioandante repete a sessão de declamação de poesia com Miguel-Manso nas aldeias de Santana (10h), Marmeleiro (11h30), Portela dos Bezerrins (12h15), Aldeia da Ribeira (13h30) e Maxial da Estrada (15h).
A Semana da Poesia termina no sábado, dia 26 de março, com o espetáculo «Hora da Poesia» (15h), na Biblioteca, contando com a participação de Paulo Condessa e música de Miguel Calhaz. Mais tarde, pelas 19h30, decorre no mesmo local um Jantar Poético.

O programa de quarta-feira contou com a realização da oficina criativa «Nas asas da poesia», a partir da obra “Silêncio, os pássaros leem em voz alta”, com Maurício Leite. No mesmo dia, a BiblioAndante – Biblioteca Itinerante da Sertã viajou pelas aldeias do Amioso, Codiceira, Várzea de Pedro Mouro, Sambado e Outeiro da Lagoa, onde decorreram sessões de declamação de poesia com o poeta Miguel-Manso e um pequeno espetáculo musical de Miguel Calhaz.
“A Sertã é hoje um destino ligado à leitura e aos livros, pelo que temos de reforçar esse papel e criar dinâmicas novas e muito próprias. A poesia assume-se como um dos mais nobres géneros literários e é através dela que colocaremos em marcha uma semana cultural no concelho da Sertã, precisamente no mês em que ela se celebra”, explicou Carlos Miranda, presidente da Câmara, aludindo ao Dia Mundial da Poesia.
Durante toda a semana pode ser visitado, em frente ao edifício da Biblioteca Municipal, um estendal de poesia.