Foto: DR

Com o objetivo auxiliar os munícipes que tenham testado positivo à covid-19 mas que não tenham acesso à internet ou que tenham dificuldade em utilizar plataformas informáticas, o Município da Sertã está a disponibilizar apoio telefónico no preenchimento do formulário de apoio ao inquérito epidemiológico.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Carlos Miranda (PS), na reunião do executivo de segunda-feira, dia 24 de janeiro, realizada por videoconferência.

O autarca explicou qual o procedimento que os cidadãos naquelas circunstâncias devem fazer. “Após testar positivo em autoteste ou manifestar sintomas associados ao SARS-Cov2 (tosse, dores de garganta, febre), o utente deverá contactar a Linha Saúde SNS24 (808 24 24 24) e ter consigo o seu BI/CC, seguir as instruções e introduzir o seu número de utente durante a chamada, confirmando com a tecla cardinal (#). Depois receberá uma sms com os passos a seguir, assim como um código e um link para o site do formulário de apoio ao inquérito epidemiológico, que deverá ser preenchido no prazo de 24 horas. O formulário deverá ser preenchido com os dados do utente (Nome, Data de Nascimento, N.º de Utente), identificando os coabitantes e os restantes contactos de risco (através dos respetivos BI/CC e contactos telefónicos)”.

Para pedir ajuda no preenchimento do formulário de apoio, os utentes podem ligar para o 274 600 300 (Câmara Municipal da Sertã) de segunda a sexta feira das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, e para o 808 274 275 (Linha Sertã Mais) aos fins de semana e feriados das 9 às 17 horas.

No caso do Utente obter PCR ou teste Antigénio (realizado nas farmácias ou laboratórios) positivo, este é notificado na plataforma SINAV migrando posteriormente para o TRACE Covid-19 pelo profissional de saúde, pelo que poderá proceder ao preenchimento do Formulário de Apoio ao Inquérito Epidemiológico, sem contactar previamente a Linha SNS24.

A plataforma Trace Covid-19 fará automaticamente a requisição de testes (exame sem papel), emissão de declarações de isolamento e de altas, cujos códigos serão recebidos através de sms.

Nas situações em que o utente tenha testado positivo à Covid-19 e não tenha recebido sms (mensagem escrita) deverá contactar a Linha Saúde SNS24 pelo 808 24 24 24.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.