O empresário António de Freitas Lopes, de Cernache do Bonjardim, vai hoje a sepultar tendo morrido na quarta feira, dia 11, na Figueira da Foz, onde estava hospitalizado há alguns meses.
António Lopes nasceu em Tomar há 94 anos, mas passou mais de metade da sua vida em Cernache do Bonjardim onde criou empresas, investiu e apoiou obras públicas e instituições locais.
Nos anos 80, António de Freitas Lopes saiu de Tomar onde chegou a ter uma sociedade numa serração com o seu irmão, Manuel, também já falecido, e fixou-se em Cernache onde fundou uma empresa de transformação de madeiras.
Mudou depois para o ramo da construção civil, criando a primeira urbanização em Cernache do Bonjardim, a Urbanização de Santo António.
Como benemérito, além de apoiar várias instituições da terra, Freitas Lopes ofereceu três lotes da sua urbanização à comunidade, onde foram construídas as piscinas, o centro de saúde e a GNR, e ainda construiu os dois tanques das piscinas.
Foi ainda sócio da empresa de madeireiros Consorcil, com sede em Lisboa.
O empresário benemérito foi homenageado pela Câmara da Sertã e pela Junta de Freguesia de Cernache, no dia 24 de junho, feriado municipal no concelho, com a atribuição do seu nome às piscinas municipais.
“O futuro constrói-se com o presente sem esquecer o passado”, disse na ocasião Mena Bernardo, a Presidente da Junta de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, após o descerramento da placa com o nome do empresário.
A autarca considerou ser aquela “uma singela homenagem”, que significa “tão pouco para o muito que António Freitas Lopes deu a Cernache do Bonjardim”. Foi, na sua opinião, “um grande homem que contribuiu para o desenvolvimento da vila com humanidade e humildade”.
Também o Presidente da Câmara, José Farinha Nunes, enalteceu as qualidades do homenageado, que conhecia desde 1969: “Um benfeitor com visão de futuro.”
António de Freitas Lopes teve dois filhos, um dos quais já faleceu.
O funeral realiza-se nesta quinta feira, dia 12, com velório na capela mortuária da Figueira da Foz. As cerimónias religiosas são às 11:00, seguindo para o crematório da cidade uma hora mais tarde.