Na Maratona de Leitura da Sertã vários convidados revezam-se durante 24 horas a ler. Foto: CMS

Stênio Gardel, Gonçalo M. Tavares, Álvaro Laborinho Lúcio, José Pacheco Pereira, Irene Flunser Pimentel, Fernando Alvim, Luís Represas, Ana Cristina Silva e Martim Sousa Tavares são alguns dos mais de 80 convidados que estarão presentes na Maratona de Leitura de 2024, que decorre no concelho da Sertã entre os dias 4 e 6 de julho.

A apresentação pública da 12ª edição aconteceu no dia 4 de junho, na Praia Fluvial da Sertã, com o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miranda, a destacar o “papel da cultura no crescimento e progresso dos territórios”.

Para o autarca, a “Maratona de Leitura é uma aposta ganha e é a prova de que, através da cultura, é possível imprimir desenvolvimento”, lembrando vários números e estatísticas que confirmam “o retorno financeiro e o impacto do emprego na área da cultura”.

O presidente da Câmara Municipal da Sertã na apresentação do programa da Maratona da Leitura de 2024. Foto: CMS

Ana Sofia Marçal, coordenadora da Biblioteca Municipal da Sertã, entidade organizadora deste evento, afirmou que a edição deste ano tem “o melhor cartaz de sempre”.

“A convicção é que esta será, com toda a certeza, uma edição única daquele que é o festival literário mais bonito de Portugal”, acrescentou.

Este ano, a Maratona de Leitura contará com “quase 90 convidados em 80 atividades, ao longo de três dias e 60 horas de programação”, e as atividades decorrerão “nas dez freguesias do concelho da Sertã”, explicou Ana Sofia Marçal.

Após a leitura de um poema de Jorge de Sena, por um aluno da ETPS, Carlos Miranda deixou uma nota final, lembrando que “o espírito e caráter único da Maratona de Leitura tem atraído anualmente muitos milhares de pessoas ao concelho da Sertã, porque este é talvez o evento mais completo e eclético do país e aquele que melhor interpreta a ligação ao território. É uma experiência absolutamente singular aquela que é proposta ao longo destes três dias”.

Tendo como mote a “Resistência e Liberdade”, o programa deste ano procura plasmar esta temática, ainda que muitas das quase 80 atividades previstas “procurem ir mais além no seu espectro”.

Estão agendados encontros com escritores, passeios literários (de barco e pedestres), workshops de escrita e leitura, espetáculos performativos, sessões temáticas, concertos, lançamento de livros, oficinas culturais, exposições, além da já icónicas 24 horas a ler em voz alta, que este ano decorrem entre as 0h00 e as 24 horas do dia 6 de julho (sábado).

Sónia Chainho, vencedora do III Prémio Literário do Médio Tejo na categoria de Poesia, participou com outros autores da Médio Tejo Edições nas 24 horas a ler da Maratona de Leitura da Sertã, em 2023. Foto: CMS

As “Festas na Aldeia” serão outro dos pontos altos do programa, repetindo-se uma iniciativa que obteve “grande sucesso” nos anos anteriores. “A ideia é levar às aldeias mais isoladas do concelho da Sertã os livros e a leitura, recorrendo-se a performances com contadores de histórias, acompanhados, nalguns casos, de escritores”, informa a autarquia.

O programa tem início previsto para as 11h00 do dia 4 de julho, destacando-se o encontro com o escritor brasileiro Stênio Gardel, recente vencedor do National Book Award (18h00 – Biblioteca Municipal) e para a cerimónia de abertura da Maratona de Leitura, no Cineteatro Tasso (21h30), onde será exibido o documentário “Pessoas, espaços, cultura e tradições da Sertã”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares.

Ana Sofia Marçal, coordenadora da Biblioteca da Sertã. Foto: CMS

No dia seguinte, pelas 00h00, terá lugar uma conversa com os artistas Luís Represas, Agostinho Santos, João Paulo Queiroz e o escritor Victor Vidal (vencedor do Prémio LeYa 2023). Mais tarde, pelas 11h00, Luís Caetano modera um encontro com José Pacheco Pereira, Irene Flunser Pimentel e Isabel Nery, seguindo-se às 15h30, a inauguração da exposição e lançamento do livro “Atrás da cortina da loucura: figurações de Frida Kahlo”, de Agostinho Santos.

Ao final da tarde (17h30), decorre uma sessão evocativa sobre Luiz Pacheco, que contará com a participação, entre outros, de João Pedro George. Álvaro Laborinho Lúcio estará à conversa, a partir das 20h00, no Jardim da Serrada, e às 22h30, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e Miguel Gomes sobem ao palco da Casa da Cultura para apresentar o espetáculo “Os Poetas – O Homem em Eclipse”.

Como habitualmente, o último dia da Maratona de Leitura arranca pelas 0h00, com as 24 horas a ler. Às 8h30, Jorge Reis-Sá marcará presença no passeio pedestre pelas margens do rio Zêzere, em Pedrógão Pequeno. Pelas 11h00 é inaugurada a exposição e apresentada a coleção de livros infantis “Missão democracia” (chancela da Assembleia da República), com a presença dos autores e ilustradores Carla Maia de Almeida, Carolina Celas, Isabel Zambujal, Mantraste, Mariana Malhão e Mariana Rio, Rachel Caiano e Rita Taborda Duarte.

Durante a tarde avança, às 15h00, o encontro com os escritores Ana Cristina Silva e Martim Sousa Tavares e depois, pelas 17h30, o lançamento do livro “A liberdade não cabe no poema”, uma edição conjunta da BOCA e do Município da Sertã. Às 18h00, Fernando Alvim e Dr. Love protagonizam um encontro inusitado num passeio de barco pelo rio Zêzere e, uma hora depois, Marta Martins Silva e Carlos Campaniço surgem à conversa na Fonte da Pinta.

O tradicional encerramento da Maratona de Leitura e das 24 horas a ler acontece no recinto do Castelo da Sertã, com um espetáculo de “stand-up poetry”, intitulado “Puxa! Tenhamos fezes no futuro”.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply