A Maratona de Leitura – 24 Horas Ler foi distinguida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) com uma menção honrosa, no âmbito do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas. A distinção foi entregue, no passado dia 13 de junho, em Pombal, pelo subdiretor-geral da DGLAB, José Manuel Cortês, a Ana Sofia Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, entidade coordenadora da Maratona de Leitura da Sertã.
Ana Sofia Marçal congratulou-se com o prémio e disse, durante o discurso de agradecimento, que este é “fruto do trabalho de uma equipa dedicada que, anualmente, dá o melhor de si em prol da Maratona de Leitura”, pode ler-se em nota enviada à imprensa.
Além disso, a responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes sublinhou “a importância” da distinção, assegurando que “funcionará como um tónico para a nova edição que terá lugar já a partir do dia 4 de julho”. Na ocasião, foram distribuídos entre os presentes diversos materiais promocionais alusivos à oitava edição da Maratona de Leitura, nomeadamente um caderno com a programação para 2019 que se estende, em estreia, ao longo de três dias.
Como o mediotejo.net havia divulgado, a iniciativa Maratona da Leitura da Sertã – 24 horas a ler, promovida pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, recebeu uma das quatro menções honrosas atribuídas no âmbito da 4ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, promovido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
Aquela que é reconhecida como “a maior festa da leitura em voz alta do país” é uma atividade de promoção da leitura, que pretende reunir pessoas de todas as idades, que não só são convidadas a ler preenchendo 24 horas de leitura feita em voz alta, como também a participar num programa alargado e com atividades complementares, que contém encontros com escritores, passeios temáticos, encontro de bibliotecas itinerantes e contadores de histórias, feiras do livro, visualizações de documentários e apresentações de obras.

A iniciativa, que já homenageou figuras maiores como o designer dinamarquês Niels Fischer, o escritor Fernando Pessoa, o cernachense D. Nuno Álvares Pereira e o sertaginense Padre Manuel Antunes s.j., “consiste na promoção de um evento diferenciador, motivando a população para a leitura através do desafio da leitura em voz alta ao mesmo tempo que pretende promover a valorização socioeconómica da região facilitando o acesso a diferentes formas de expressão cultural e contribuir para a coesão territorial através do envolvimento da comunidade”.
Os diversos galardões do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas foram este ano entregues durante a cerimónia de abertura dos Caminhos da Leitura, que decorreram em Pombal.
Recorde-se que o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas, instituído pela DGLAB em 2014, visa “premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, e que contribuam também para uma melhor e mais eficiente gestão dos recursos disponíveis e que ultrapassem a atividade regular das bibliotecas”.