Autor do livro, Presidente da Câmara e Presidente da Junta. Foto: DR

«Pedrógão Pequeno – uma história milenar» é o título de um livro apresentado no Monte de Nossa Senhora da Confiança, em Pedrógão Pequeno, no dia 14 de agosto. A obra, da autoria do investigador Rui Lopes, “retrata mais de três mil anos de história de um território que chegou a ser sede de concelho entre os séculos XV e XIX”.

Ao longo de 378 páginas, a obra dá a conhecer melhor os factos e protagonistas de muitos episódios marcantes da história de Pedrógão Pequeno, desde os primeiros povoadores até à atualidade.

Os primeiros vestígios do povoamento estão justamente no monte onde o livro foi apresentado e foi também a partir dali que os antepassados se começaram a espalhar e a povoar muitas das vilas e aldeias das redondezas.

A sessão contou com intervenções do Presidente da Câmara da Sertã, José Farinha Nunes, do Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, Manuel Dias, além do autor do livro, perante a assistência de uma centena de pessoas.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.