Coruja-das-Torres juvenil, Tyto Alba. Foto: GNR (arquivo)

No decorrer de uma ação de patrulhamento no dia 27 de junho, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR da Sertã foram alertados por um popular para uma ave debilitada e incapacitada de voar, tendo-se deslocado de imediato ao local e recolhido o exemplar.

Trata-se de uma Coruja-das-Torres juvenil, Tyto Alba, que foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), refere que “tem como preocupação diária a proteção dos animais”, dando conta de um numero de telefone para atendimento em situações similares.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.