Por motivos de saúde pública relacionados com a Covid-19, a GNR da Sertã encerrou e evacuou, no dia 9 de dezembro, um estabelecimento hoteleiro de três estrelas numa das principais ruas da vila.
Em comunicado, o Comando Territorial de Castelo Branco, refere que “face aos casos de contágios de Covid-19 ocorridos na semana passada numa residencial, a autoridade de saúde local determinou o encerramento do estabelecimento por motivos de saúde pública”.
No entanto, “os militares da Guarda apuraram que ainda se encontrava em funcionamento e que iria admitir novos clientes nos próximos dias desta semana”, adianta o mesmo comunicado. No seguimento das diligências policiais, “a unidade hoteleira foi encerrada, evitando que novos hospedes se instalassem na residencial, tendo estes sido evacuados e encaminhados para outras unidades hoteleiras da localidade”, informa aquela força de segurança.
Pelo que apurámos, o contágio surgiu através de hóspedes de fora que trabalham numa obra próxima no hotel. A dona da unidade hoteleira e os familiares mais próximos acabaram por ser contagiados.
A GNR elaborou um auto de notícia por crime de desobediência às regras impostas pela autoridade de saúde local, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Sertã.
A ação da GNR contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Sertã, em coordenação com a Delegada de Saúde da Sertã.
O mediotejo.net tentou obter um comentário junto da proprietária do hotel sobre esta situação, mas do outro lado ninguém atendeu.