A Praia Fluvial da Ribeira Grande, na vila da Sertã, volta a ser palco nos dias 14 e 15 de junho do Festival Internacional de Bandas na Sertã (FIBS) . A partir das 15 horas, terão início os concertos de bandas de diferentes estilos e originárias de diversos países, caso do Reino Unido e Estados Unidos da América. O certame tem entrada livre e campismo grátis.
O cartaz confirmado inclui bandas como Nightmare, Jack Pout, Cocos Lovers, Big Ben Jorge, Hellfire Orchestra, Cluster of Eyes, Bonny & Clyde, Molly’s Lips, James Riley, Old Baby Mackerel, The Langan Band e Jorge’s Hot Club.
Também grupos sertaginenses pisarão o palco no sábado, caso do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã e o Grupo de Concertinas da Sertã, que encerrará a edição de 2019 do FIBS.
Este evento é uma organização do Clube da Sertã e do produtor musical londrino Paul Michelmore, com apoio do Município da Sertã.
FIBS converte-se num festival mais amigo do ambiente
A terceira edição do FIBS marca o primeiro passo rumo à redução de plásticos, adotando medidas ecológicas já utilizadas em vários festivais de verão, caso da substituição dos copos descartáveis por eco copos (copos reutilizáveis).
Através da utilização de eco-copos o utilizador pode comprar ou alugar o copo reutilizável pagando 1 euro de caução, valor que será devolvido caso o copo seja entregue em boas condições. Caso opte por não devolver o copo que contém o logótipo do Festival, pode adquiri-lo pelo valor já pago.
Desta forma a organização do FIBS “pretende contribuir para a redução do recurso a materiais de plástico descartáveis, nomeadamente copos, em nome da proteção ambiental”, uma vez que estudos recentes demonstram que a utilização de copos reutilizáveis permite reduzir em 80% esses resíduos plásticos no recinto, evitando-se o habitual uso de copos descartáveis “que demoram cerca de 400 anos a degradarem-se”, lê-se em informação divulgada nas redes sociais.