Os eleitos para o mandato 2017/2021 da Assembleia e Câmara municipais da Sertã tomaram posse na tarde deste sábado, 14 de outubro, numa sessão que decorreu na Casa da Cultura. No executivo camarário há três caras novas: os vereadores do Partido Socialista, Carlos Miranda e Cristina Nunes e o vereador do PSD Mário Barata Simões.

Os primeiros a tomar posse foram os eleitos para a Câmara Municipal que fica com a seguinte composição: José Farinha Nunes (Presidente) eleito pelo PSD, Carlos Miranda (PS), Rogério Fernandes (PSD), Cláudia André (PSD), Cristina dos Reis Nunes (PS), Jorge Coluna (PSD) e Mário Barata Simões (PSD). De relembrar ainda que o candidato do PS à Câmara da Sertã, José Luís Jacinto renunciou ao cargo de vereador, justificando a sua decisão com motivos pessoais e profissionais.
Num discurso de cerca de dez minutos, o presidente reeleito José Farinha Nunes (PSD) começou por fazer votos para que o mandato decorra dentro de toda a normalidade para que todos possam contribuir para o desenvolvimento do concelho da Sertã. “Queremos continuar a nossa missão e este trabalho com o mesmo empenho e dedicação de sempre. Neste terceiro e último mandato serei o presidente de todos os munícipes no concelho da Sertã”, disse, acrescentando que pretende cumprir a missão que lhe foi confiada “do primeiro ao último dia” de forma justa, imparcial e “sempre disponível para ouvir todos, independentemente de cores partidárias”.

José Farinha Nunes referiu ainda que os tempos que correm não são favoráveis ao desperdício e à falta de rigor não sendo, por isso, fácil a tarefa que os espera. “Proporcionar condições para a criação de emprego, dando especial atenção às pessoas que se encontram em dificuldades são os alvos e o foco da nossa actuação”, realçou, acrescentando que ao nível do município e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, as prioridades vão na direcção da criação de emprego, na direcção das pessoas e no sentido da sua valorização.
“Esta continua a ser a grande prioridade de todos para possibilitar que cada família, cada cidadão assegure o rendimento para viver com a dignidade e o conforto a que todos têm direito”, atestou. No dia em que tomou posse, o autarca não esqueceu o flagelo dos incêndios, pedindo que se tomem medidas para a floresta e para combater a desertificação humana no interior.


Em seguida, tomaram posse os elementos que compõem a assembleia municipal: Alfredo Dias (PSD), João Carlos Almeida (PSD), Susana André (PSD), Vitor Cavalheiro (PS), António Simões (PSD), Luis Martins Ribeiro (PSD), Maria do Céu Dias (PS), Maria de Lurdes Sequeira (PSD), Álvaro Monteiro (PS), Nuno da Costa Melo (PSD), Daniel Nunes Luís (PSD), António Antunes Xavier (PS), Raquel Antunes (PSD), Jorge Farinha Nunes (PSD), Ana Margarida Alves (PS), Márcia Nunes (PSD), Jorge Farinha (PS), José Joaquim Mendes (PSD), Vera Dias (PSD) e Paulo Ferreira (PS). O eleito José Pedro Ferreira (PS) tomará posse na próxima assembleia municipal. Tomaram ainda posse, enquanto elementos da assembleia municipal, nove dos dez presidentes de junta eleitos: Ramiro Alves da Silva (PSD) – J.F. Cabeçudo, Carlos Lopes (PSD) – J.F. Castelo, Maria Filomena Bernardo (PSD) – U.F. Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Pedro Vitorino Coelho (PSD) – U.F. Cumeada e Marmeleiro, Amadeu Antunes Fernandes (CDS-PP/PSD) – U.F. Ermida e Figueiredo, Manuel Antunes Dias (PS) – J.F. Pedrógão Pequeno, José da Silva Nunes (PSD) – J.F. da Sertã, Manuel Nogueira Figueiredo (PSD) – J.F. Troviscal. Maria Gracinda Marçal (PS), presidente da junta de Várzea dos Cavaleiros, tomará posse na próxima sessão de assembleia municipal.


Na sessão foi ainda eleita a mesa da assembleia municipal da Sertã, tendo aparecido uma única lista a sufrágio que arrecadou 22 votos a favor e 7 em branco. A mesa fica composta por Alfredo Dias (Presidente), Luís Martins Ribeiro (1.º Secretário) e Raquel Antunes (2.ª Secretária).