A Casa da Cultura da Sertã tem patente até ao dia 31 de abril a exposição “Lenços de Cabeça do Século XX”, mostra que resulta da recolha e pesquisa inerentes à fundação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim. A mostra é fruto da paixão ao folclore de Raul Silva, que recolheu, entre 1984 e 1985, dezenas de lenços de lã, cachené, seda e outros materiais.

A exposição pretende evidenciar o valor cultural e local de uma peça de vestuário, imprescindível e característica do quotidiano das mulheres das freguesias de Cernache do Bonjardim, Cabeçudo, Nesperal, Castelo e Palhais, no séc. XIX e ao longo de quase todo o séc. XX.

Com funções de aconchego, proteção face ao frio ou ao sol, era um importante elemento ornamental da moda rural feminina, diferenciador do gosto e da classe social da mulher que os envergava nas mais variadas ocasiões: casamento, noivado, Natal, Páscoa, luto, dias festivos, romarias, Carnaval, etc.

Os “Lenços de Cabeça do Século XX” podem ser apreciados na Casa da Cultura da Sertã de 1 a 30 de abril de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30m e aos sábados, das 9h30m às 13h e das 14h às 17h30m. A entrada é livre.

 

 

 

 

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

Leave a Reply