O “Véu”, estrutura metálica definida por dois pórticos que suportam uma sequência ondulada de seis chapas espelhadas moldadas, é o nome de uma das obras do Roteiro de Obras de Arte na Paisagem integrante do “Cortiçada Art Fest”, instalada no açude sobre a Ribeira da Sertã, no Parque da Carvalha.
Será inaugurada no dia 31 de julho, às 21 horas, sem a presença de público, sendo transmitida em streaming nas diversas plataformas do Município. Segue-se, a partir das 21h30, o concerto do pianista sertaginense Marco Figueiredo em direto nos mesmos canais.
Elaborada pelo escritório de arquitectura MAG – Marques de Aguiar, “a sequência das superfícies espelhadas evidencia e multiplica os reflexos e as relações entre a ribeira, o jardim e a paisagem rural”, assemelhando-se ao véu de uma princesa.
Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, este tipo de iniciativas “são louváveis e decisivas para a diferenciação deste território, contribuindo para a afirmação da região, enquanto importante pólo cultural do centro do país”.
Recorde-se que o Roteiro de Obras de Arte na Paisagem, para além do “Véu” na Sertã, contempla também as obras “Moon Gate” em Oleiros e “Farol dos Ventos” em Proença-a-Nova.
Integrado no Cortiçada Art Fest, Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, trata-se de uma iniciativa promovida pelos três municípios (Sertã, Oleiros e Proença-a-Nova) em colaboração com o MAG e com o financiamento da DGARTES, no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria – Revitalização do Pinhal Interior – Programa de Desenvolvimento Cultural do Território”.