Festival do Maranho regressa à Sertã de 14 a 17 de julho. Foto arquivo: mediotejo.net

“Valorizar e qualificar os produtos e pratos gastronómicos, dando a conhecer os saberes e sabores tradicionais” é o principal objetivo do concurso gastronómico Tradições de Celinda que o Município da Sertã está a promover conjuntamente com a AproSEr – Associação de Produtores do Concelho da Sertã.

As inscrições decorrem até esta quarta-feira, dia 17 de julho, e são abertas a todos os residentes no concelho da Sertã que podem participar no máximo com dois produtos por categoria: Entrada, Sopa, Prato Principal Doce e Bebida. Cada prato é avaliado por um júri e será avaliado, de forma anónima, em prova cega. São avaliados diversos parâmetros: forma, aspeto (exterior e interior), textura, aroma e sabor.

São premiados os pratos classificados em primeiro lugar de cada categoria com o Prémio de Ouro: 100€ em vale para gastar no comércio tradicional do Concelho da Sertã. A entrega dos prémios aos vencedores decorre durante o Festival de Gastronomia do Maranho, no dia 21 de julho.

As inscrições podem ser feitas na sede da AproSer, na Casa da Cultura da Sertã ou pelos emails associaçãoaproser@gmail.com ou turismo@cm-serta.pt. O regulamento está disponível em www.cm-serta.pt.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.