As Comemorações do Dia da Freguesia do Troviscal, promovidas pela Junta de Freguesia e com o apoio do Município da Sertã, vão acontecer no próximo domingo, dia 22 de janeiro. O programa inicia-se às 15h00 com a Missa na Igreja Paroquial do Troviscal, espaço que acolherá às 16h30 o concerto com o tenor Filipe De Moura.
Durante o concerto serão apresentadas algumas das mais famosas peças de música sacra, de compositores clássicos como Bach, Mozart ou Schubert. Filipe De Moura estará acompanhado ao violino por Diane Rocha e ao piano por Catarina Fortunato. Para além de música do período clássico e barroco, ouvir-se-ão também famosas melodias do século XX, de compositores como Andrew L. Webber ou Ennio Morricone.
O programa prossegue com a visita ao Espaço da Memória Freguesia do Troviscal, que acontecerá pelas 17h30. O espaço resulta de um trabalho intenso de recolha e catalogação, onde podem ser apreciados diversos objetos e artefactos que ajudam a contar a história mais recente da freguesia e a recuperar as memórias mais antigas.
O Dia da Freguesia do Troviscal assinala-se anualmente a 22 de janeiro, tendo a data sido fixada pela Junta de Freguesia do Troviscal para comemorar a efeméride. A fundação da freguesia foi ratificada em 1555 pelo Grão Prior do Crato, infante D. Luís.
Posteriormente, “foi mandada construir a igreja paroquial no local em que se acredita ter existido uma pequena ermida com invocação de São Vicente”, que se tornou o santo padroeiro da freguesia. “Em 1730, a igreja tinha dois altares laterais (Nossa Senhora do Rosário e Espírito Santo), além do altar-mor, que foi privilegiado durante dez anos por Breve do Papa Pio VI, de 8 de novembro de 1777,” in “História da Sertã” de Rui Pedro Lopes.
