Centro de Recursos Municipais já abriu em Cernache do Bonjardim. Foto: CMS

O novo Centro de Recursos Municipais de Cernache do Bonjardim já está a funcionar no piso inferior do Atelier Túllio Victorino, tendo o presidente da Câmara da Sertã destacado o investimento como um “esforço de aproximação dos serviços municipais à população”. A cerimónia de abertura decorreu na quinta-feira.

Perante uma sala repleta de convidados e de muitos habitantes locais, Carlos Miranda (PS), apresentou o novo Centro de Recursos como um “esforço de aproximação dos serviços municipais à população, embora de forma racional”.  Esta “lógica de descentralização”, notou, “vem beneficiar não apenas a União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, mas todas as freguesias situadas na zona ocidental do concelho da Sertã”.

Depois de historiar as fases deste projeto, que teve o seu início com a recente assinatura do protocolo de valorização do pintor Túllio Victorino e que terá o seu epílogo com a futura instalação de um espaço museológico dedicado a este artista, o autarca elencou “algumas das dezenas de serviços que estarão disponíveis a partir de agora neste espaço”, a maioria dos quais eram apenas acessíveis no edifício dos Paços do Concelho da Sertã, mais precisamente no Gabinete de Atendimento Integrado ao Munícipe (agora rebatizado de Balcão de Atendimento Único – BAU).

Por exemplo, “quem quiser pagar a fatura da água já não tem de se deslocar propositadamente à Sertã, podendo fazê-lo neste novo centro”, explicou o edil.

Carlos Miranda falou também dos outros serviços que ficarão disponíveis neste espaço, designadamente o polo da Biblioteca Municipal da Sertã, o posto de informação turística e o núcleo de artesanato.

“Queremos transformar este local no verdadeiro centro cultural de Cernache do Bonjardim”, disse o presidente da Câmara da Sertã, prometendo a “dinamização cultural deste espaço através da realização de várias atividades” e convidando “toda a população a utilizá-lo como um local de fruição. Este é um espaço de pessoas para pessoas”, frisou.

Antes da intervenção de Carlos Miranda foi a presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Maria João Ribeiro, a deixar palavras elogiosas ao novo Centro de Recursos Municipais: “Este centro dispõe de serviços municipais que não estavam disponíveis fora dos Paços do Concelho”, notou, acrescentando que “foi dado hoje um passo muito importante para o futuro de Cernache do Bonjardim”.

Maria João Ribeiro, após invocar a efeméride do dia 5 de janeiro de 1544 como data da criação da freguesia, saudou a instalação do pólo da Biblioteca Municipal e do posto de informação turística em Cernache do Bonjardim e fez votos para que “outros projetos possam ser futuramente uma realidade” na União de Freguesias.

Centro de Recursos Municipais de Cernache do Bonjardim. Foto: CMS

O Centro de Recursos Municipais de Cernache do Bonjardim vai estar aberto de segunda a sexta-feira entre as 9h00 e as 17h00, encerrando para almoço das 13h00 às 14h00. Refira-se que os serviços respeitantes ao Balcão de Atendimento Único – BAU (pagamentos, requerimentos, etc) encerram às 16h00.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *