A Casa da Cultura da Sertã acolhe até dia 30 de junho a exposição “As Profissões de Antigamente”, uma mostra dedicada a algumas das profissões existentes na aldeia de Queixoperra, concelho de Mação, no séc. XX. Esta exposição representa ainda uma homenagem a todos os homens e mulheres que fazem parte da História e das histórias do passado da região.
À medida que a tecnologia avança, o mundo muda. O avanço tecnológico extingue profissões à mesma velocidade que cria novos ofícios, que dependem cada vez mais da técnica e menos da força, cada vez mais da maquinaria e menos do corpo. Recuando um pouco no tempo, é possível recordar alguns dos ofícios das gentes de Queixoperra, aldeia no concelho de Mação. A boa vontade do povo possibilitou a reunião de objetos mudos dessas vidas que dão voz e testemunho a um passado que não pode ser esquecido.
Até 30 de junho, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h30 e sábados das 10 às 17 horas, na Casa da Cultura da Sertã, podem ser apreciados instrumentos e apetrechos utilizados em diversas profissões como sapateiro, carpinteiro, professor, parteira, entre outras.
