Caminhada ambiental. Foto: CM Sertã

 Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a Câmara Municipal da Sertã promoveu no dia 9 a sétima edição da Caminhada Ambiental que juntou cerca de duas centenas de participantes.

O objetivo principal foi o de alertar a comunidade para o dever de preservar o meio ambiente e chamando a atenção para a importância da responsabilidade na utilização dos recursos naturais e na diminuição da pegada ecológica.

Além disso, a caminhada teve uma vertente solidária: as inscrições consistiram na entrega de alimentos, possibilitando a angariação de 100 kg de bens alimentares, que serão posteriormente entregues às famílias com dificuldades socioeconómicas da Sertã.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, esteve presente no início da caminhada, cujo percurso (de mais de oito quilómetros) foi distinto das edições anteriores e, mais uma vez, foi bastante elogiado pelos participantes.

Também a inovação introduzida com a oferta de caneca em inox foi enaltecida, uma vez que encorajava a beber água da rede de abastecimento do Município, promovendo a redução da utilização do plástico. Para além de evitar o uso do plástico, a caneca em inox possui ainda a vantagem de manter a água fresca mais tempo do que em garrafa de plástico.

A iniciativa contou com o apoio do Agrupamento 170 da Sertã do Corpo Nacional de Escutas, Associação de Pais e Amigos dos Escuteiros da Sertã, Bombeiros Voluntários da Sertã e VALNOR.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.