As obras de requalificação do edifício do Mercado Municipal da Sertã, um investimento na ordem dos 700 mil euros, vão arrancar em meados deste mês de fevereiro, obrigando a que o mercado semanal mude de local, passando a realizar-se já a partir de sexta-feira, 7 de fevereiro (inclusive), em instalações provisórias localizadas no parque de feiras no cimo da Vila da Sertã.
A intervenção no edifício do Mercado Municipal tem uma duração prevista de 10 meses e contempla a substituição da cobertura atual, renovação e criação de instalações sanitárias com condições de acessibilidade a cidadãos de mobilidade reduzida, execução de novos revestimentos no interior (paredes e pavimentos) e criação de novos postos de venda mais funcionais e com boas condições de higiene.
As lojas situadas no mercado, para além de terem entrada pelo interior do edifício, vão passar a ter entrada também pelo exterior do edifício, permitindo que o mercado possa funcionar mais do que um dia por semana.

Serão construídas rampas de inclinação em substituição de escadas, elevador para acesso entre pisos e remodelação da rede elétrica (com aplicação de luminárias em LED) e das redes de águas, saneamento e águas pluviais.
Segundo a Câmara “esta obra pretende conferir polivalência funcional ao edifício, através da requalificação das suas funções tradicionais e da instalação de espaços multifuncionais capacitados para albergar outro tipo de eventos, permitindo a sua transformação num conjunto arquitetónico mais amplo, aberto e iluminado, possibilitando uma utilização quotidiana”.

A Requalificação do Edifício do Mercado Municipal da Sertã representa um investimento aproximado de 689 mil euros (com IVA), sendo comparticipado a 85% pelo FEDER, ficando os restantes 15% a encargo do Município da Sertã.

Durante a fase das obras, a Câmara Municipal da Sertã apela à compreensão de lojistas, vendedores e utilizadores do mercado municipal para os constrangimentos decorrentes da alteração do local do mercado, “dada a importância e benefícios futuros decorrentes das obras a efetuar naquele edifício”.

