Na reunião da Câmara da Sertã realizada a 30 de agosto, o Executivo aprovou por unanimidade a atribuição de comparticipações financeiras/ ou apoios a coletividades e instituições.
Em resposta a uma crítica do Vereador Vitor Cavalheiro (PS) acerca da oportunidade pré-eleitoral da atribuição de alguns destes apoios, o Presidente, José Farinha Nunes (PSD) argumenta que o objetivo é “despachar” até ao final do mandato os pedidos de apoio pendentes.
Ao Centro Social, Recreativo e Cultural do Vale do Laço foi atribuído um apoio de 1000 euros. A coletividade está a reconstruir e a ampliar a sede tendo investido na aquisição de um portão e em equipamento para a cozinha, despesas para as quais pediu ajuda.
A Associação Empresarial da Beira Baixa vai receber 5.000 euros para apoio ao 1° Congresso Empresarial da Beira Baixa que decorreu nos dias 26 e 27 de maio.
800 euros foi a verba atribuída ao Agrupamento 721 do Corpo Nacional de Escutas de Cernache do Bonjardim para apoio à participação na festa de fim de ano escutista na Costa da Caparica, que se realiza de 2 a 5 de setembro.
A Junta de Freguesia do Carvalhal foi contemplada com um apoio de 5.000 euros para comparticipar as obras de construção de um muro de suporte nas traseiras da sede e para aumentar área de estacionamento, obras que têm um custo global superior a 60 mil euros.
Também para obras no edifício sede, a Junta de Freguesia do Troviscal vai receber da Câmara 2.500 euros.
Para fazer face aos custos de eletricidade em 2016 e 2017 com a rega de espaços verdes, o Centro Social São Nuno de Santa Maria é contemplado com 1.000 euros.
Ao Centro Social Cultural e Desportivo do Marmeleiro foram atribuídos 1.700 euros para concretização de obras de beneficiação (substituição de cobertura, caixilharia e pavimento) da sede, na antiga escola primária do Marmeleiro.
Para apoio à realização dos jogos da Taça de Honra de Clubes, disputados a 12 de agosto, no campo da Sertã, a Associação de Futebol de Castelo Branco recebe um subsídio de 1.000 euros.
À Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Câmara da Sertã vai transferir 4.456 euros para o projeto de Unidades Móveis de Saúde, em concreto para aquisição de viaturas elétricas. Por uma questão contabilística que tem a ver com acerto as contas, o Município vai transferir 6 cêntimos para a CIMT para acerto da quota anual 2015.
O Centro de Assistência Social da Freguesia do Troviscal, que está a construir um lar de idosos para 30 utentes, pede apoio para esta obra que vai criar 10 novos postos de trabalho. 50.000 euros foi a averba atribuída, para um orçamento global 1 milhão de euros. A instituição já tem em funcionamento as valências de centro de dia e apoio domiciliário.
Conforme previsto no plano nacional para colhimento e integração de refugiados, a Câmara da Sertã atribui 1.500 euros, verba referente a vários meses, aos refugiados da Eritreia Idris Mohammed e Husien Idrisoman que estão alojados desde 19 de dezembro de 2016 na antiga escola de Outeiro da Lagoa.