Cernache do Bonjardim acolheu no sábado, 23 de março, o VIII Encontro Nacional e IV Encontro Internacional de Mergulho, numa organização da secção de Mergulho dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, envolvendo mergulhadores de seis corporações de bombeiros e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.
O encontro começou pelas 9h00 com a receção dos participantes no Anfiteatro Matias Correia, na sede da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, seguindo-se intervenções dos palestrantes convidados.
Segundo dão conta os bombeiros de Cernache na sua página oficial, o evento teve duas partes distintas. A primeira, da parte da manha, em auditório, com palestras técnicas proferidas por Miguel Quintal, cardiologista, que fez uma alocução sobre o “Coração – motor da vida” e também uma alocução por Paulo Diniz, cardiologista, capitão do exército, sobre o tema da Patologia e acidentes de mergulho. O cabo-mor João Lereno, da escola de mergulhadores da Armada Portuguesa, abordou ainda o tema Equipamentos e a atividade da Escola de Mergulhadores da Armada.

O exercício prático de mergulho decorreu junto da antiga ponte do Vale da Ursa, submersa desde 1950 devido à construção da Barragem de Castelo do Bode. Esta ponte servia a travessia entre os concelhos de Ferreira do Zêzere e Sertã, através da vila de Cernache do Bonjardim, no século XIX.
Os operacionais puderam fazer uma visita, em circuito, à antiga estrutura da ponte submersa. O encontro terminou com almoço convívio no Vale Serrão, no concelho de Ferreira do Zêzere.

Estiveram presentes os seguintes Corpos de Bombeiros e entidades:
– Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco;
– Corpo de bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim;
– Corpo de Bombeiros Voluntários de Castelo Branco;
– Corpo de Bombeiros Voluntários de Idanha a Nova;
– Corpo de Bombeiros Voluntários de Portimão;
– Corpo de Bombeiros Voluntários de Concelho de Espinho;
– Corpo de Bombeiros Municipais de Coruche;

