Mergulhadores retiraram a carrinha da água. Foto: DR

Um veículo ligeiro de mercadorias foi retirado pelos bombeiros de Cernache do Bonjardim das águas da albufeira de Castelo do Bode junto à ponte de Dornes na segunda feira, dia 30 de agosto.

O alerta chegou aos bombeiros de Cernache do Bonjardim através de do proprietário da viatura, ao final da tarde de domingo, dia 29, com a solicitação de um resgate de viatura submersa na zona de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere.

Não há vítimas a registar. Os ocupantes estavam fora da viatura, que estava parada na margem, quando esta deslizou em direção à água, ficando imobilizada a pouco mais de um metro de profundidade.

Bruno Monteiro, 2º comandante dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, explica que “a missão foi constituída por duas partes distintas: no domingo procedeu-se à colocação de balões e espias para estabilização da viatura. E na segunda feira a partir das 08h30 iniciou-se a remoção da viatura, com recurso aos balões colocados e através de reboque efetuado pela nossa lancha”.

Na operação participaram nove mergulhadores apoiados por um VOPE- Veículo de Operações Específicas e uma LTRG – Lancha de Transporte Geral.

A corporação de Cernache do Bonjardim dispõe de uma equipa de 14 mergulhadores, todos com formação especializada e equipamento adequado para este tipo de missão, refere o 2º comandante.

Foi esta equipa que, em julho de 2019, resgatou na mesma zona um avião de combate a incêndios que caiu nas águas do Zêzere.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.