Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, da Sertã. Foto: CM Sertã

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, vai reabrir ao público esta segunda-feira, dia 11 de maio, ainda que de forma condicionada e com horário reduzido. Devido à pandemia da covid-19, esta biblioteca encontrava-se encerrada desde meados de março, abrindo agora novamente as suas portas de segunda a sexta feira, com dois períodos: entre as 11:00 e as 12:30 e entre as 13:30 e as 15:30.

As regras serão também mais apertadas, com o público a poder apenas aceder à receção da Biblioteca, estando todos os outros espaços (salas de leitura, casa de banho) encerrados. No caso da receção, existirá uma barreira no balcão de atendimento, para garantir a distância de segurança. As colaboradoras da Biblioteca terão também material de proteção adequado (luva, máscara e viseira).

Nesta primeira fase de reabertura, serão apenas disponibilizados os serviços de empréstimo domiciliário, podendo os interessados solicitar os documentos pretendidos através do telefone, email ou de modo presencial. Estará ainda disponível o serviço de impressões, fotocópias e digitalizações.

No interior da biblioteca apenas poderá permanecer uma pessoa de cada vez, sendo obrigatório o uso de máscara.

Todos os livros e outros documentos rececionados após empréstimo domiciliário serão colocados em isolamento durante nove dias, cumprindo assim as orientações da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.