Biblioteca Itinerante da Sertã assinala 1º aniversário com atividades em todo o concelho. Foto: mediotejo.net

Chama-se Biblioandante e há mais de um ano que anda a percorrer o concelho da Sertã a espalhar literatura. No mês de agosto, a Biblioteca Itinerante da Sertã – Biblioandante assinala o seu 1º aniversário, comemorações que chegaram a estar agendadas para o mês de março mas a situação de crise gerada pela pandemia da Covid-19 obrigou a uma recalendarização das atividades previstas.

O programa das comemorações inclui sessões de contos com Jorge Serafim, espetáculos com o Grupo Musical Alegria e Companhia e o projeto «Quem Conta um Canto Acrescenta-lhe Encanto», com Miguel Calhaz e Adélia Alves.

O programa completo pode ser consultado nas plataformas digitais do Município da Sertã ou nos diferentes suportes comunicacionais que serão distribuídos pelo concelho, conforme anuncia a autarquia. Os locais que receberão estas atividades são: Santana, Marmeleiro, Aldeia da Ribeira, Maxial da Estrada, Cernache do Bonjardim, Cabeçudo, Nesperal, Tapada, Mosteiro de São Tiago, Figueiredo, Troviscal, Carvalhal do Troviscal, Macieira, Valongo, Palhais, Quintã, Castelo, Mourisco, Várzea de Pedro Mouro, Sambado, Outeiro da Lagoa, Sipote, Castanheiras, Ermida, Entre-a-Serra e Pombas.

Esta Biblioteca Itinerante, que começou a circular no dia 20 de março de 2019, além de contar com os serviços habituais de uma biblioteca, disponibiliza serviços de apoio à saúde e um posto móvel do Balcão Único do Município. É, pois, possível consultar livros e revistas, fazer rastreios de tensão arterial, glicínias e colesterol, preencher e entregar formulários e requerimentos de serviços nas áreas da ação social, educação, proteção civil e saneamento, aceder à Internet, fazer fotocópias e pagamentos numa ATM portátil.

Foto: mediotejo.net

O programa comemorativo, levado a cabo pelo Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Antunes, destina-se a todos os que procuram os serviços da Biblioandante e terá lugar nas diversas localidades por si abrangidas. Todas as iniciativas serão realizadas seguindo as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), garante a autarquia.

“Estamos muito orgulhosos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Biblioandante em todo o concelho da Sertã e pela forma como este projeto foi recebido pela nossa população”, afirma José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã.

O autarca considera que esta foi “uma aposta ganha” e que é “demonstrativa de como os serviços de proximidade são fundamentais para levar algum bem-estar às nossas comunidades mais isoladas, reduzindo distâncias e oferecendo serviços diferenciadores”.

Foto: mediotejo.net

José Farinha Nunes não tem dúvidas de que, “com a Biblioteca Itinerante, se inaugurou um novo capítulo no relacionamento entre o Município e os seus munícipes”, ao mesmo tempo que se “cumpriu um sonho antigo alimentado por várias gerações “.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *