Centro de Saúde da Sertã depois das obras de requalificação. Foto: mediotejo.net

O presidente da Câmara da Sertã anunciou a vinda “para breve” de mais dois enfermeiros e a instalação de novas valências no Centro de Saúde. O prazo inicialmente avançado foi 9 de setembro, mas tal não se concretizou pelo que José Farinha Nunes prefere não avançar com novas datas aguardando que sejam cumpridas as promessas da Administração Regional de Saúde.

Seja como for, o presidente da Câmara confirmou a vinda de dois enfermeiros, um para Cernache do Bonjardim e outro para a Sertã. “Justifica-se a vinda de mais enfermeiros porque o rácio em relação à população do concelho da Sertã é muito inferior à média nacional e regional”, argumentou o autarca.

Mesmo assim, acrescentou, “dois enfermeiros não são suficientes para que o Centro de Saúde funcione da melhor forma”. Isto porque “há condições para serem instaladas mais algumas valências no Centro de Saúde”, como por exemplo a recolha de análises e cardiologia (podendo funcionar através de telemedicina).

José Farinha Nunes lembrou que uma das preocupações iniciais era o edifício e a falta de médicos, problemas que estão ultrapassados, agora é a luta por mais enfermeiros e mais valências.

Em resposta a questões, sobre este tema, levantadas pelo vereador Carlos Miranda (PS), o presidente da Câmara defendeu que “se todos remarmos no mesmo sentido, garantidamente vamos melhorar a saúde no concelho da Sertã”.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *