A Casa da Cultura da Sertã vai ser palco da apresentação do livro “Sipote, uma Aldeia do Pinhal” da autoria de Luís Farinha. A sessão vai decorrer no sábado, dia 25 de março, às 16h00. Além da apresentação da obra, a sessão vai contar com um momento musical.
A apresentação estará a cargo de Raquel Pereira Henriques da Universidade Nova de Lisboa e contará com a presença de Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Do programa faz também parte “Fado Batido” um apontamento de música e dança pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim.
Com a chancela das Edições Colibri e o apoio do Município da Sertã, o livro conta “a história de Lucas e da vida camponesa de uma aldeia perdida na encosta da ribeira da Isna”, com “a escrita dividida entre a narrativa ficcional e o ensaio”, lê-se em informação enviada ao nosso jornal.
Luís Farinha, autor da obra, divide a sua vida entre o ensino, a investigação e a disseminação da história e da cultura portuguesa contemporânea, sendo autor de uma obra diversa no domínio da história e da cultura.
Dirigiu e editou a revista História (2002-2007), tendo sido Comissário da Exposição “Viva a República! 1910-20210” e da Exposição “Morte à Morte!”, (A.R., 2017). Foi responsável pelo Museu do Aljube Resistência e Liberdade (2015-2020), coordenando atualmente uma colecção de biografias de deputados constituintes do período democrático (A.R., 2017-2023). Está ainda agregado como investigador doutorado ao Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL).
