A jornalista e escritora Elsa Ribeiro Gonçalves apresenta o seu segundo livro. "Novas Singularidades de uma Mulher de 40" (Médio Tejo Edições / Origami Livros). Créditos: DR

Sexta-feira, 3 de dezembro, às 21h00, na Biblioteca da Sertã, há encontro marcado com a escritora Elsa Ribeiro Gonçalves. O pretexto para a conversa é o lançamento do seu mais recente livro, “Novas Singularidades de uma Mulher de 40”, que surge na sequência do sucesso alcançado com “Singularidades de uma Mulher de 40”, publicado em 2018, e que inspirou leitoras de todas as idades a mudarem a sua vida.

A conversa com Elsa Ribeiro Gonçalves será moderada pela editora Patrícia Fonseca, da Médio Tejo Edições.

Nestas “Novas Singularidades” ouvimos, uma vez mais, as inquietações de tantas mulheres que, por uma ou outra razão, foram perdendo a sua auto-estima e colocando as necessidades dos outros à frente das suas. Tal como no primeiro volume, esta é uma história que se lê vorazmente, transportando numa escrita de grande simplicidade um acutilante olhar sobre a condição feminina, sobre os sonhos que se adiam ou arrumam na gaveta. Como se pode ler na contracapa do livro, percorrer as páginas destas “novas singularidades” poderá ser o primeiro empurrão para abrir essas gavetas e não dar ouvidos à voz interior que nos menoriza, mas sim àquela que nos incentiva: “Vai em frente, enfrenta. Tu mereces.”

A escritora falará neste encontro sobre os temas dominantes dos seus livros: a importância do amor-próprio, a necessidade de cultivar a paz interior e de batalhar pela concretização de sonhos – sejam eles grandes ou pequenos.

No final haverá uma sessão de autógrafos e a possibilidade de adquirir ainda uma edição muito “singular”, que tem como complemento uma árvore da gratidão. Construída em madeira e com folhas de papel verde esmeralda, foi desenhada especificamente para este livro e limitada a 100 exemplares.

Este encontro integra-se no programa “Sertã Espírito de Natal” promovido pelo Município da Sertã, de 1 de dezembro a 8 de janeiro. Durante este mês, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes promove uma Feira do Livro, em que os visitantes poderão realizar as suas compras de Natal a preços especiais, usufruindo de embrulhos originais. Uma parte das vendas reverterá em novos livros para apetrechar a biblioteca.

Estão agendados mais encontros com escritores e conversas sobre livros na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã: no dia 10 de dezembro, às 14h30, realiza-se o encontro com Jorge M. Fazenda, autor de “A esquina do tempo”, romance vencedor da 3ª edição do Prémio Literário do Médio Tejo (2021), e no dia 17 de dezembro, às 16h00, Elsa Ligeiro irá moderar uma conversa a partir da obra “História e Lenda de Inês de Castro”, de António de Vasconcelos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.