CC SEMIDEIRO 0 CSCD ENVENDOS 0 (5-4 nas penalidades)
Final da Liga Reconhecimento do Inatel
Estádio Municipal de Abrantes – 17-05-2025 (11H00)

A Festa do Futebol, assim foi chamado o dia destinado às Finais das competições organizadas pelo Inatel, decorreu ao longo do dia de sábado no Complexo Desportivo de Abrantes, nos campos nº1 (relvado natural) e 2 (relvado sintético), numa organização da Associação Cultural Desportiva e Recreativa Os Lobos do Carvalhal, com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes.

Logo pela manhã, os entusiastas do futebol, na sua forma puramente amadora, começaram a desfilar a sua paixão clubística ostentando as cores da sua equipa, e eram várias em compita, dando um colorido muito peculiar ao Estádio da cidade florida.
No sintético do campo nº2 as “meninas” da equipa anfitriã receberam as suas congéneres do Pego, num particular de futebol de sete, mas com muito público nas bancadas. Apoio não faltou e entusiasmo também não deixando antever o ambiente vibrante para as Finais que se seguiriam.

Quando os relógios marcavam as onze horas as equipas de Envendos, do concelho de Mação, e do Semideiro, concelho da Chamusca, pisaram o relvado muito bem tratado do Campo nº 1 do Estádio Municipal abrantino.
Para marcar presença nesta Final da Liga Reconhecimento, o Semideiro, liderado por uma lenda viva do futebol ribatejano, Fernando Costa, venceu a Sabacheira na marcação de grandes penalidades após um empate a dois golos.
Na outra meia final, o Envendos venceu por expressivos 3-0 a equipa dos Esparteiros de Mouriscas que regressou ao futebol distrital pela mão de Marco Cadete.

Como as Finais são para vencer como repetidamente ouvimos aos “homens da bola”, ambas as equipas apresentaram-se com legítimas aspirações em levar o “caneco” para a sua localidade.
A moldura humana presente tingiu as bancadas do Municipal. De laranja os apaniguados dos Envendos e de verde e amarelo os do Semideiro. Estavam reunidas as condições para iniciar a festa dentro do relvado.

Com a equipa do concelho de Mação algo expectante, foram os comandados de Fernando Costa a dar os primeiros sinais de algum perigo após longo período de estudo mútuo em que o único facto digno de nota foi um choque entre Fernando Sena e Hugo Matos em que ambos ficaram muito queixosos.
O lance foi aos quatro minutos. O juiz da partida “deu” a falta para o Semideiro que foi cobrada com muita força, perdendo-se o esférico pela linha lateral.

Foi necessário esperar mais dez minutos para que, num ataque à profundidade, a equipa do concelho da Chamusca levasse perigo à baliza de Diogo Jesus, com o guarda redes a ser muito rápido a sair da baliza num lance inviabilizado por posição irregular do dianteiro.
Pouco depois, uma bola nas costas da defensiva de Envendos deixou Pedro Baltazar na cara de Diogo Jesus que lhe tentou tapar o caminho para a sua baliza. Atrapalharam-se ambos e a bola sobrou para um defensor que “limpou” o lance.

Seria no minuto 18 que a equipa de Envendos reagiu, criando uma soberana ocasião de golo. Uma rápida transição ofensiva desmarcou Maykon que rematou forte para enorme defesa de Jorge Alves. Numa segunda vaga o mesmo Maykon rematou por cima do travessão.
Este lance embalou a equipa de Henrique Cristóvão para o seu melhor período no primeiro tempo. Aos 20 minutos, um lançamento em profundidade a lançar a velocidade de Leandro proporcionou a Adão um corte com tanto de acrobático como de eficaz.

À passagem da meia hora, com as equipas a praticarem um futebol a meio campo, com poucas iniciativas atacantes, Filipe Sousa teve uma entrada dura sobre Hugo Matos merecedora de sanção disciplinar. A falta foi assinalada mas o árbitro ficou-se pela admoestação verbal.
O livre, cobrado a meio do meio campo, procurou a cabeça de Enzo que não conseguiu desfeitear o guarda redes Jorge Alves. Aos 33 minutos Pedro Baltazar teve uma excelente iniciativa individual. Foi tirando adversários do caminho e quando rematou fê-lo contra um adversário.

Estes jogos muito cautelosos são muitas vezes decididos por más opções… Foi o que aconteceu a Edmilson que, atrasando de forma temerária para o seu guarda redes, permitiu que Leandro se intrometesse obrigando Jorge Alves a enorme defesa.
Com o tempo a esgotar-se na primeira parte, um remate de Pedro Baltazar foi parado por Diogo Jesus que lançou o contra golpe sem demora. Maycon caiu na área do Semideiro, pediu-se penalti, mas o árbitro mandou jogar.

Já em tempo de compensação, um cruzamento largo para a área do Envendos levou muito perigo. Um desentendimento entre Diogo Jesus e Ricardo Dias deixou a bola à mercê de Pedro Baltazar mas o angolano não controlou o esférico e o lance gorou-se.
Pouco depois novo cruzamento levou Filipe Sousa a dividir o lance com o guarda redes. Fê-lo em falta e o árbitro apitou para o descanso.
Uma primeira parte em que as equipas privilegiaram a segurança defensiva só podia registar um nulo no marcador. As decisões ficaram para o segundo tempo.

O tempo complementar teve início com um livre favorável ao Semideiro em cima da linha do meio campo. A bola, colocada na área, viu o guarda redes Diogo Jesus permitir a antecipação de cabeça. A assistência ao segundo poste permitiu a introdução do esférico na baliza mas o lance ilegal já havia sido assinalado pelo assistente. No contra golpe Maykon também foi apanhado nas malhas do fora de jogo.
O jogo começou auspicioso com as equipas a ameaçarem as balizas contrárias. As bolas paradas continuavam a ser boas oportunidades para marcar e aos 43 minutos o Semideiro voltou a colocar o esférico na área, com Filipe Sousa a cabecear por cima.

Após esta entrada fulgurante o jogo acalmou até porque o calor do meio dia já se fazia sentir com alguma intensidade. Só aos 52 minutos se voltaram a agitar as bancadas… De novo uma bola parada. Um livre para a equipa de Envendos levou a bola para a cabeça de Enzo. O guarda redes Jorge Alves defendeu com classe.
À hora de jogo o marcador podia ter funcionado. Com Lourenço, entrado à pouco, a trabalhar na área do Semideiro permitiu o corte temerário de Edmilson para canto. Após a cobrança Hugo Matos rematou por cima.

Na resposta, aos 62 minutos, um cruzamento a partir da direita do ataque dos “verde-amarelos” levou Pedro Baltazar a cabecear muito perto dos ferros.
No contra golpe Leandro entrou na área em velocidade mas levou demasiado longe o esforço. A defesa cortou “in-extremis”… Já com o final da partida no horizonte o Envendos ganhou um livre a meio campo e Enzo levou longe demais a “conversa” com o árbitro e viu a cartolina amarela.

Aos 76 minutos, na última oportunidade de golo merecedora de referência, várias falhas na área do Envendos permitiram o remate de Fernando Sena que Diogo Jesus desviou para canto. O tempo de jogo esgotou-se sem que as equipas facilitassem um “milímetro” que fosse…
O árbitro concedeu quatro minutos a título de compensação que se esgotaram com o futebol ausente. As equipas já tinham interiorizado a decisão por pontapés da marca dos onze metros.

Daí o Semideiro foi mais feliz… Começaram os Envendos e Ricardo Costa não falhou, tal como Tomás Marques. Enzo marcou e Diogo Jesus defendeu ficando muito queixoso do ombro esquerdo parecendo ter-se lesionado com alguma gravidade… Após ser assistido voltou para o jogo a tempo de assistir a Jorge Alves a parar o remate de Leandro.
Para o Semideiro marcaram Guilherme Neto, Pedro Baltazar e Pogba. Pelos Envendos marcaram Agostin e Walbert tendo Lourenço permitido a defesa do guarda redes do Semideiro. Fernando Sena, chamado à cobrança da penalidade decisiva, não tremeu e deu a vitória à equipa do Semideiro fazendo história para a autodenominada “Melhor Aldeia do Mundo”. Depois foi a festa…

FICHA DO JOGO:
CENTRO CULTURAL DO SEMIDEIRO:
Jorge Alves, Wesley (Francisco Gomes), Guilherme Neto, Tomás Marques, Rodrigo Lopes, Pedro Baltazar, Edmilson, Filipe Sousa (Silva), Fernando Sena, Adão e Pogba.
Suplentes não utilizados: João Santos, Pedro Joaquim, Valter, Rafael Marques, Abrâao Senna, Bruno Prates e Justino.
Treinador: Fernando Costa.

CENTRO SOCIAL CULTURAL E DESPORTIVO DOS ENVENDOS:
Diogo Jesus, João Salgado (João Martins), Nuno Marques, Ricardo Dias, Hugo Matos, Paulo Costa (Walbert), Enzo, Maykon (Lourenço), Leandro, Duarte (Agostin) e Ricardo Costa.
Suplentes não utilizados: Duarte, Daniel Dias, David Carvalho, Adão e Rodrigo.
Treinador: Henrique Cristóvão.

EQUIPA DE ARBITRAGEM:
Joaquim Messias, Luís Eustáquio, Carlos Cabeça e João Nunes (4º árbitro).

Tempo para ouvir os treinadores de ambas as equipas com estados de espírito bastante díspares.
HENRIQUE CRISTÓVÃO, treinador do Envendos:

FERNANDO COSTA, treinador do Semideiro:

FOTOGALERIA: Jorge Santiago/David Pereira/mediotejo.net
C/DAVID PEREIRA (fotos e multimédia)








































