Brevemente vai ser instalado na Vila de Sardoal o primeiro posto público de carregamento para veículos elétricos do concelho, para cobrir as necessidades da população e promover a sustentabilidade. A proposta que inicia o processo de instalação foi aprovada na última reunião de Câmara, no dia 2 de dezembro.
“Finalmente temos condições para começar a trabalhar o ‘nosso’ posto de carregamento de viaturas elétricas. Quem ganhou este concurso internacional foi a EDP”, deu conta o vice-presidente Jorge Gaspar (PSD).
Na quarta-feira aprovou-se por unanimidade em reunião de Câmara a subtração de dois espaços de estacionamento para colocação do posto junto a uma zona residencial localizado ao cimo da Avenida Heróis do Ultramar, perto do Externato Santa Isabel.
A oposição defendeu, no entanto, que um segundo posto de carregamento de viaturas elétricas deverá ter localização “mais no centro da Vila”, por exemplo na zona atrás do edifício da Câmara Municipal, disse Pedro Duque (PS).
O vice-presidente explica que a decisão por aquele espaço de estacionamento à direita da rotunda do Externato Santa Isabel prendeu-se com “a potência disponível” e “condições de segurança”.
Ao Município, a EDP solicitou, entretanto, “a licença de ocupação de espaço público”, pedido que irá ser apreciado na próxima reunião de executivo, a realizar na quarta-feira, dia 9 de dezembro, indicou Jorge Gaspar.