Sardoal une esforços para dotar campo de jogos de Alcaravela de relvado sintético. Foto: JG

Um sonho com muitos anos está mais perto de se tornar realidade. A Junta de Freguesia de Alcaravela, o Grupo Desportivo local e o município de Sardoal assinaram um acordo de colaboração que visa dotar o Campo de Futebol de Santa Clara, em Alcaravela, de um relvado sintético, tendo, em conjunto, assumido cerca de 60% do total de investimento, e que ronda os 230 mil euros. Uma empresa já avançou com um apoio extra de 20 mil euros e no concelho vai arrancar uma campanha de angariação das verbas em falta.

Paulo Pedro, presidente da Junta de Freguesia de Alcaravela, proprietária do Campo de Santa Clara) deu conta que, através do acordo de colaboração assinado na sexta-feira, dia 10 de novembro, envolvendo a Junta de Freguesia, que contribui com 50 mil euros, a Câmara Municipal, que apoia com 60 mil euros, e o Grupo Desportivo de Alcaravela, que assegura 25 mil euros, está dado um passo decisivo para colocar um relvado sintético no atual campo de jogos de Santa Clara, para, dessa forma, “criar condições para uma melhor prática desportiva e viabilizar o seu uso em competições que já não permitem pisos de terra”.

Por outro lado, notou, “dado o atual e crescente dinamismo do GDA, a manutenção do atual piso do campo, reduz a atratividade do Clube e influencia significativamente o seu desempenho e resultados, por competir com equipas, cujos campos são maioritariamente sintéticos, tornando ainda mais premente esta alteração do piso”, lê-se na mesma nota.

Sardoal une esforços para dotar campo de jogos de Alcaravela de relvado sintético. Foto: JG

ÁUDIO | PAULO PEDRO, PRESIDENTE JF ALCARAVELA:

Face aos elevados encargos que esta intervenção comporta, só será possível à Junta de Freguesia realizar o referido investimento, “se conseguir apoio de entidades externas”. No entanto, “não sendo possível a totalidade das verbas com o acordo agora assinado para que a colocação do piso sintético seja uma realidade, serão necessários muitos mais apoios de entidades privadas (empresas e particulares), que a Junta de Freguesia e o Grupo Desportivo de Alcaravela procurarão angariar”, indicou Paulo Pedro.

Por parte da Câmara Municipal, o presidente Miguel Borges assegurou um apoio de 60 mil euros, após aprovação por unanimidade em reunião de executivo, e lembrou a importância de dotar o espaço desportivo das melhores condições para atrais jovens para a prática desportiva.

ÁUDIO | MIGUEL BORGES, PRESIDENTE CM SARDOAL:

No total, e aos 135 mil euros assegurado por estas três entidades, na cerimónia de sexta-feira estiveram também presentes dois alcaravelenses do Conselho de Administração da empresa DDN – Gestão de Projetos, S.A., que tem apoiado o Grupo Desportivo de Alcaravela nos últimos anos, tendo os mesmos informado que a empresa iria contribuir com um donativo de 20.000€, apoio financeiro que eleva o montante total angariado para os 155 mil euros, até ao momento. Para os 75 mil, euros em falta, vai ser lançada uma campanha de angariação de donativos junto da população e com realização de vários eventos.

José Luís Reis, presidente da direção do Grupo Desportivo de Alcaravela (GDA), em declarações ao mediotejo.net, disse que, embora esteja em causa um valor elevado, “a grande e invulgar mobilização que existe atualmente em torno do clube faz com que os envolvidos neste processo acreditem que, com a ajuda, esforço e empenho de todos, será possível angariar os apoios necessários e alcançar este legítimo sonho”.

ÁUDIO | JOSÉ LUÍS REIS, PRESIDENTE GD ALCARAVELA:

A assinatura do acordo teve lugar na Junta de Freguesia de Alcaravela (JFA). Como proprietária do campo de jogos, a JFA não tem possibilidade de, sozinha, levar a cabo esta obra orçamentada em 230.000€ (projeto, empreitada e furo artesiano para a rega), porque, legalmente, está impedida de recorrer a empréstimo com prazo superior a 31 de dezembro do próprio ano, indicou o autarca local.

Por sua vez, o GDA, pelo facto de competir no campeonato da Inatel, vê também vedada a hipótese de obter apoios da parte da Federação Portuguesa de Futebol ou da Associação de Futebol de Santarém, restando-lhe a possibilidade de colaborar neste investimento, com as receitas das iniciativas que vai realizando e com os apoios que vai conseguindo angariar.

Nesse sentido, é lançado o apelo à colaboração e generosidade da população de Sardoal e região envolvente para a concretização de um objetivo que o presidente do clube de Alcaravela quer inaugurar em outubro de 2024, a tempo de iniciar a nova época desportiva num campo relvado, o primeiro da história do clube.

NOTICIA RELACIONADA:

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *