Sardoal recebeu o fórum de abertura do Projeto Dentes de Leão. Aqui durante o primeiro encontro entre jovens, artistas, agentes culturais e parceiros. Créditos: Nuno Direitinho

A comunidade ‘Dentes de Leão’ estará em Sardoal, no Centro Cultural Gil Vicente, pelas 18h30 de sábado, para o último encontro do projeto e para uma conversa informal sobre o desenvolvimento das artes participativas naquele território. A sessão vai ainda partilhar a publicação Ativar, abordar a participação nas artes Vol. I e II e exibir o vídeo-documentário ‘Dentes de Leão’.

Dentes de Leão é um projeto no âmbito das artes participativas que investe na população jovem de Sardoal, Évora e Lisboa, e em jovens artistas dos distritos de Santarém e de Évora e da Islândia. Promove a articulação dos recursos culturais, patrimoniais e humanos destes territórios, através de processos criativos colaborativos, formativos e reflexivos, tendo em vista a sua valorização e sustentabilidade.

Trata-se de um projeto concebido pela Materiais Diversos (Lisboa), a Pó de Vir a Ser (Évora) e a Culturgest (Lisboa), em colaboração com a Academy of the Senses (Reykjavik), o Município de Sardoal, o Município de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora e a Assimagra.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *