Quatro ninhos de vespa asiática já foram detetados e sinalizados em vários pontos do concelho de Sardoal, nomeadamente em Andreus e na Rosa Mana, tendo esta quarta-feira sido detetado um ninho perto de habitações, junto ao Eucalipto Grosso, à entrada da vila.
“Já detetámos e retirámos três ninhos de vespa asiática, dois em Andreus, um no beirado de uma habitação e outro no Salgueiral, e um outro na Rosa Mana, em Alcaravela, junto ao espelho de água, sendo que hoje fomos alertados para mais um à entrada da vila, perto de Eucalipto Grosso, e que iremos eliminar ainda esta semana”, disse ao mediotejo.net o comandante dos Bombeiros Municipais de Sardoal, Nuno Morgado.

O responsável deu ainda conta de registos de mais avistamentos de vespas asiáticas (ou velutinas) noutros locais do concelho, nomeadamente em Santa Clara (Alcaravela) e Codes (Santiago de Montalegre), mas ainda com os ninhos por detetar. O primeiro ninho a ser detetado e destruído estava no beirado de um telhado em casa de habitação em Andreus, e foi retirado já em agosto.
Nuno Morgado deu conta da remoção na semana passada de mais dois ninhos de vespa velutina em Andreus, na zona do Salgueiral, e ainda de um outro em Rosa Mana, Alcaravela, no alto de um pinheiro bravo com cerca de 18 metros de altura.

“Era um ninho impressionante, com cerca de um metro de altura e um raio de 60 centímetros”, disse o responsável, que destacou as “dificuldades na deteção dos ninhos”, a “importância de ações de informação e sensibilização para a população”, a par da necessidade “mais formação específica” para os agentes da proteção civil e bombeiros lidarem com o problema.
“A criação e aquisição de equipamentos e as próprias técnicas de destruição de ninhos de vespa asiática têm de evoluir rapidamente ou não vamos conseguir eliminar este problema”, alertou.
“Estamos a reagir à medida que aparecem ninhos e vamos tentar criar armadilhas junto dos apiários para tentar matar as fundadoras”, disse o comandante dos bombeiros de Sardoal, tendo feito notar que, “agora, com o frio, as vespas irão hibernar” e alertando que, com a chegada da primavera, virá a altura de fazerem mais ninhos.
A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse o Comandante Operacional Distrital de Santarém (CDOS).
“Temos relatos em toda a zona mais a norte do distrito de Santarém da existência de ninhos e ultimamente com casos cada vez mais frequentes”, disse Mário Silvestre, referindo-se a toda a zona do Médio Tejo, com relatos e registos nos municípios de Abrantes, Tomar, Mação, Vila de Rei, Ferreira do Zêzere, Vila Nova da Barquinha, a par de Gavião, já no norte alentejano.
O responsável apelou à população para, no caso de avistar um ninho de vespa velutina, avisar os serviços competentes e não tentar, em qualquer circunstância, destruir o ninho pelos seus próprios meios.