No âmbito do projeto eTwinning realizou-se no passado mês de fevereiro o 1º Encontro de uma Parceria Bilateral com a Escola Vocacional ITCG Enrico Fermi, de Tívoli, Roma, Itália.

O encontro teve lugar na cidade de Tivoli (Roma), entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, e reuniu cerca de 50 alunos e professores dos dois países, no âmbito de um projeto de voluntariado e solidariedade jovem intitulado ”Together We Can Change the Word”.

O Agrupamento de Escolas de Sardoal marcou presença com um grupo de 12 alunos e 2 professores que tiveram a oportunidade de visitar a escola e conhecer os seus cursos, realizar workshops temáticos e atividades desportivas, conhecer novos alunos e professores, bem como visitar locais emblemáticos de Tivoli, como por exemplo duas antigas vilas residência dos Imperadores de Roma, a Vila D` Este e a Vila Adriana, ambas classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO.

Os cinco dias da visita foram marcados por dois dias de visita à cidade de Roma, nomeadamente a monumentos e sítios emblemáticos como o Vaticano, onde a comitiva assistiu à cerimónia dominical “Angelus” com a presença do Papa Francisco, a Basílica de São Pedro, a Fonte de Trevi, a Praça de Espanha, o Coliseu, o Panteão, entre outros, que mostraram a riqueza histórica, a cultura e a monumentalidade de uma cidade fervilhante e cheia de património.

Além das atividades desenvolvidas e de tudo o que viram, foi (muito) marcante tudo o que os elementos da comitiva sardoalense sentiram e viveram. Foram dias intensos, marcados pela simpatia e disponibilidade dos alunos e professores italianos e, talvez acima de tudo, pela enorme hospitalidade e generosidade com que as famílias de acolhimento receberam os alunos.

Este 1º encontro do projeto eTwinning representou para muitos dos alunos que nele participaram “a melhor experiência” da vida de cada um deles, tendo contribuído para o seu enriquecimento cultural e crescimento pessoal. Foi mais uma oportunidade para aprender e valorizar a diversidade cultural na Europa, enriquecer a sua vida pessoal e construir novas amizades. Uma viagem de uma vida, uma experiência inesquecível para todos.

Carmina Nascimento e Pedro Neves

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *