Professores alemães e holandeses visitaram o Agrupamento de Escolas de Sardoal. Créditos: AES

Três professores oriundos da escola Lodewijk College, em Ternouzen, Países Baixos, e dois professores provenientes da escola alemã Europaschule em Langerwehe, Colónia, visitaram na semana passada o Agrupamento de Escolas de Sardoal no âmbito de uma atividade de ‘Jobshadowing’, Erasmus+.

A visita teve como principal objetivo o conhecimento das escolas intervenientes, nomeadamente, o seu funcionamento e organização, ofertas educativas, projetos e atividades, principais problemas e potencialidades, bem como a partilha de boas práticas pedagógicas.

Para além da observação de aulas, contato com alunos e professores e reuniões com diversas estruturas educativas, os professores mostraram interesse em conhecer o Projeto Educativo e o Plano de Inovação Pedagógica, a aprendizagem inclusiva e intercultural e ainda o modo como temas transversais como a digitalização, a sustentabilidade e a cidadania são integrados no currículo.

Por fim, a visita serviu ainda para preparar futuros intercâmbios entre as escolas.

No final os professores agradeceram o excelente acolhimento e amabilidade da comunidade educativa, as experiências e os conhecimentos partilhados, as atividades e a boa disposição, tendo ficado muito agradados com a visita e com a dinâmica, qualidade e organização do Agrupamento de Escolas de Sardoal.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *