Foto: Pixabay

A fé e religiosidade são marcas distintivas do concelho de Sardoal, cujo ponto alto é a Semana Santa e, nomeadamente, o adornar de capelas e igrejas com os tradicionais tapetes de flores. Mas este Natal, os tapetes de flores darão lugar a singulares Presépios, feitos pelas mãos dos sardoalenses.

Realizada pela primeira vez, a iniciativa conta com o envolvimento das Paróquias e da população, enquadrando-se na estratégia do município no âmbito do desenvolvimento do turismo religioso, estando a inauguração agendada para este sábado, às 15:00.

A mostra estará patente nos dias 16, 17, 23, 30 e 31 de dezembro, e a autarquia vai disponibilizar transporte no dia 23 para visita pelo concelho. As capelas e igrejas estarão de portas abertas aos visitantes que queiram contemplar estas obras entre as 14h00 e as 17h00.

No dia 23 de dezembro, o município disponibiliza transporte para visitar as Capelas e Igrejas de todo o concelho, com ponto de encontro no Centro Cultural Gil Vicente, pelas 15 horas.

Relacionada a esta primeira mostra concelhia dos “Presépios em Capelas” estará também a exposição “Presépios de Portugal – O Imaginário Tradicional”, patente no Centro Cultural Gil Vicente entre 16 de dezembro e 27 de janeiro.

Fonte: CM Sardoal

 

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *