Abertura oficial das Festas do Concelho de Sardoal, 2019. Visita aos expositores na Mostra de Saberes e Sabores. Créditos: mediotejo.net

As Festas do concelho de Sardoal decorrem de 22 a 25 de setembro, e, à semelhança de anos anteriores, irão integrar uma Mostra de Saberes e Sabores. Os 20 stands instalados na Praça Nova darão a conhecer o que de melhor se produz no concelho e na região.

Desta forma, a Praça Nova acolherá mais de 20 stands com artesanato variado, desde trabalhos em cerâmica, trapologia, tecelagem, bijuteria em diversos materiais, bordados e ponto cruz, objetos em cabedal e litografias. Além do artesanato, também a doçaria local, compotas, vinhos e licores marcarão presença nesta Mostra de Saberes e Sabores.

Diariamente, o palco da Praça Nova terá animação musical:

Dia 22 às 21 horas: Cant’Abrantes
Dia 23 às 21 horas: Grupo de Concertinas de Vila de Rei
Dia 24 às 18 horas: Vozes Locais pela GETAS
Dia 24 às 21 horas: Sombreros e Peinetas (Danças Sevilhanas)
Dia 25 às 17 horas: Filarmónica União Sardoalense
Dia 25 às 20h30m: Pedro Dyonysyo

Na quinta-feira, 22 de setembro, Dia do Concelho, a Mostra de Saberes e Sabores acolhe, pelas 17h00, um showcooking com D. Clementina Vegan e a Quinta dos Marias.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia covid-19, as Festas do Concelho de Sardoal voltam no seu formato habitual. The Black Mamba, Brigada Vitor Jara, Miguel Gizzas e Viralata são os destaques da animação musical das Festas, tal como o mediotejo.net já noticiou.

À semelhança de anos anteriores, o programa foi pensado para os vários tipos de público, integrando grupos de diferentes estilos musicais.

A abrir as Festas do Concelho no dia 22 de setembro, Dia do Concelho em que se assinalam os 491 anos de elevação à categoria de Vila, vai estar Miguel Gizzas que apresenta o seu mais recente ábum “Lugar para Dois”.

A Brigada Vitor Jara, um dos mais duradouros e importantes grupos de música tradicional portuguesa, subirá ao palco na noite do dia 23.

The Black Mamba, vencedores do Festival RTP da Canção 2021, apresentam-se em palco no dia 24 de setembro com alguns dos seus maiores sucessos.

No dia 25, encerrar as Festas do Concelho de Sardoal 2022, estará a banda de punk rock português Viralata.

Além do palco principal, existirão mais dois palcos com animação musical: um na Mostra de Saberes e Sabores e outro no espaço das Tasquinhas. O programa completo das Festas do Concelho pode ser consultado em www.cm-sardoal.pt.

As Festas do Concelho de Sardoal 2022 celebram então os 491 anos da elevação de Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.