José Pedro Simões na peça "Daqui Fala o Morto". Foto: Paulo Jorge de Sousa

José Pedro Simões é o ator do momento ao estar nomeado para o prémio de Melhor Ator Secundário no XIV CONTE – Concurso Nacional de Teatro Amador, que se encontra a decorrer no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso. Os vencedores são revelados na gala de encerramento marcada para o próximo sábado, dia 3, e Cristina Curado, presidente do GETAS – Associação Cultural, encara o feito como “uma conquista” para o jovem de 13 anos e todo o grupo.

Aos 13 anos, José Pedro Simões é o participante mais novo da competição e ao ser nomeado confirma as palavras de Cristina Curado quando conversou com o mediotejo.net sobre a preparação da peça “Daqui Fala o Morto”. O elenco preparado pelo encenador Nuno Loureiro foi caraterizado pela presidente do GETAS na altura como “muito jovem e cheio de garra” sobre o qual se “vai ouvir falar muito”.

A presidente da associação cultural sardoalense tinha razão e sete meses depois da estreia, a 22 de julho, encara a nomeação do CONTE (a segunda do GETAS) como um “reconhecimento do trabalho de grupo e, individualmente, do Zé Pedro”. O ator que, nas suas palavras, começou a desenvolver e a demonstrar o gosto pelo teatro “desde cedo” ficou “radiante” quando recebeu a notícia no domingo passado.

José Pedro Simões na pele do agente policial que tenta encontrar um assassino. Foto: Paulo Jorge de Sousa

José Pedro Simões foi um dos participantes do workshop orientado por Nuno Loureiro para a seleção dos atores, a quem o texto da comédia de Carlos Llopis foi adaptado. Segundo Cristina Curado, o encenador viu o “grande potencial” do jovem e a personagem que este interpreta, um dos agentes que tentam encontrar o assassino do famoso ator Artur Valdez, acabou por ganhar maior consistência.

Nuno Loureiro, com quem também falámos na altura, destacava que o público iria encontrar “acima de tudo, muito trabalho de um elenco bastante grande para dar vida a personagens muito cativantes”. Além de José Pedro Simões, têm pisado o palco Cláudia Inácio, Cristina Curado, Daniela Dias, Gonçalo Ambrósio, Inês Carboila, João Barrocas, Liliana Venâncio, Luís Lopes, Maria Alice Silvestre, Maria Falcão Ramos, Paulo Costa, Sílvia Gil, Tomás Grácio e Vasco Ambrósio.

O jovem ator num dos vídeos produzidos pelo GETAS sobre os personagens da peça “Daqui Fala o Morto”

Cristina Curado salienta que este foi “o primeiro trabalho grande” do ator que iniciou a sua colaboração com o GETAS em “A Paixão de Cristo”, produção que reconstituiu ao vivo – pela sexta vez consecutiva em 2017 – o percurso de Jesus Cristo a caminho do Calvário por ocasião da Semana Santa. “Daqui Fala o Morto” é o trabalho mais recente do breve currículo profissional do jovem e foi apresentado ao júri no passado dia 3 de fevereiro, competindo com oito companhias teatrais de norte a sul do país.

Os prémios da iniciativa organizada pela Federação Portuguesa de Teatro em parceria com a Fundação INATEL não são monetários e José Pedro Simões pode regressar ao Sardoal no próximo sábado com umas das peças de autor produzidas em Póvoa de Lanhoso. O GETAS também pode guardar lugar no transporte para o prémio Ruy de Carvalho, o padrinho do evento, atribuído à melhor produção.

As expetativas de Cristina Curado são “altas” e espera que “no sábado tenhamos uma alegria maior do que aquela com que já vamos”. Acrescenta que “tudo pode acontecer” e o facto de José Pedro Simões ir à final “já é uma batalha ganha”.

As reações ao anúncio da nomeação multiplicaram-se nas redes sociais e vão ao encontro desta postura ao considerar que José Pedro Simões “já é um vencedor”.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *