O início de setembro é sinónimo de início de festa na aldeia da Presa, Alcaravela, com a abertura dos festejos em honra de Nossa Senhora das Necessidades e da Luz, este ano na sua 130ª edição. Entre os dias 2 e 4 de setembro, após dois anos de interregno, regressa este tradicional evento com música, dança, pratos tradicionais (com pratos vegan como novidade), cerimónias religiosas e muita animação.
A aldeia da Presa começa a festejar na sexta-feira, dia 2 de setembro, em honra de Nossa Senhora das Necessidades e da Luz. O arraial arranca às 19h00 e com ele a animação musical assegurada no primeiro dia pelo grupo Cristais da Noite (22h30), no segundo pela banda À-Part (23h00) e no terceiro por Sílvia Alcobia (20h00).
Além da música, o cartaz da iniciativa organizada pela Associação Recreativa da Presa anuncia outras atividades, como peditório pela aldeia (no domingo, às 09h00) e missa solene seguida de procissão (16h00) ainda no dia 4. O último dia dos festejos inclui ainda a atuação do grupo de dança Etrix Crew (18h30).
Os jantares são servidos a partir das 20h00 nos três dias da festa. A hora é igual, mas as sugestões da ementa variam entre as queixadas no forno e os grelhados de sexta-feira, a chanfana e cozinha cozida com bacalhau, no sábado, e a cozinha fervida e grelhados de domingo.
Ainda na vertente gastronómica, este ano haverá petiscos na tarde de domingo, e, pela primeira vez, estará disponível um prato vegan na sexta-feira e no sábado, mediante pré-reserva.
