A árvore de grande porte, classificada como monumental, e conhecida por “Eucalipto Grosso”, localizada junto à Tapada da Torre, em Sardoal, foi intervencionada após serem identificadas fragilidades na estrutura do tronco devido a necrose. Troncos já haviam caído sem provocar danos, levantando contudo problemas de segurança, abordados na última sessão de Assembleia Municipal, em junho.
Assim, o Município de Sardoal solicitou ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP (ICNF) autorização para intervir no “Eucalipto Grosso”, e uma empresa especializada em abate, poda e escalada começou a intervenção no dia 2 de julho.
O eucalipto é considerado Monumento Classificado desde 1972, dada a sua extraordinária dimensão. Sendo uma árvore classificada, não pode ter qualquer tipo de intervenção sem autorização do ICNF.
Foi decidida a realização de uma intervenção mais incisiva sobre a árvore, a qual melhorará o estado sanitário e fisiológico, promovendo a sua estabilidade e garantindo a segurança do espaço envolvente. Após a primeira intervenção, de carácter urgente, a manutenção da árvore irá prosseguir nas próximas semanas, com vista à sua preservação.
O “Eucalipto Grosso” terá sido plantado em 1850, rondando os 168 anos. Da espécie Eucapitus Globulus Labill, tem 64 metros de altura e uma copa de 25 metros de diâmetro. Na época em que foi plantado, não terá sido o único eucalipto nesta zona – mas foi o único a sobreviver mais de século e meio.