Afonso Reis Cabral, escritor, trineto de Eça Queiroz, fez-se À aventura e percorreu a pé os 738km da mítica EN2, de Chaves a Faro. Foto: ARC

O Centro Cultural Gil Vicente acolhe no sábado, dia 4 de junho, pelas 16h00, um Encontro Literário com Afonso Reis Cabral e Paulo Moura. Na iniciativa, cuja temática será sobre “Escritas à Volta da N2”, será apresentado o concurso literário “Contos pela N2”.

Afonso Reis Cabral é um escritor, nascido em 1990. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance “O Meu Irmão”. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e, em 2018, o Prémio Novos na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, “Pão de Açúcar”. Entre abril e maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, tendo registado essa viagem no livro “Leva-me Contigo”. Atualmente é Presidente da Fundação Eça de Queiroz.

Paulo Moura é escritor e repórter freelance. Tem feito reportagens em zonas de crise por todo o mundo. É autor de 10 livros de não-ficção. Em 2018, venceu a primeira edição do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, com o livro “Extremo Ocidental: Uma Viagem de Moto pela Costa Portuguesa, de Caminha a Monte Gordo”. “Hipnose é o seu primeiro romance”.

A atividade, inserida na iniciativa “Artes na N2”, é promovida pelo Município de Sardoal e tem entrada livre.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.