A empreitada dos blocos habitacionais da Tapada da Torre, em Sardoal, vai ter um prorrogação de prazo de 120 dias. A obra de intervenção nos 32 fogos deveria estar concluída no próximo dia 11 de abril. A prorrogação foi aprovada, por unanimidade, em reunião de executivo.
Os prédios da Tapada da Torre estão a ser reabilitados através de um contrato estabelecido com o Instituto da habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), após uma candidatura do município ao programa 1.º Direito do Plano de Recuperação e Resiliência. O investimento nos 32 fogos em causa é de 1.7 milhões de euros.
A obra deveria estar terminada no dia 11 de abril de 2025, mas o empreiteiro solicitou uma prorrogação de 120 dias para terminar a mesma, o que foi aprovada pelo executivo municipal por ser considerado do “interesse público”.
O Município há muito que havia identificado a necessidade desta intervenção, não tendo, no entanto, disponibilidade financeira para avançar com as obras. Para fazer face aos elevados custos desta reabilitação, também identificada na Estratégia Local de Habitação do concelho, foi apresentada a candidatura, aprovada em junho de 2023, e que concede ao município uma comparticipação não reembolsável no valor de 1.174.841,20 euros para a realização das obras necessárias.
Os 32 fogos em causa, relativos a quatro prédios, destinados a habitação social, começaram a ser habitados em 1992.
NOTÍCIA RELACIONADA:
Sardoal | Prédios da Tapada da Torre com contrato para reabilitação | Médio Tejo

