No conjunto de apoios financeiros, analisado por uma comissão técnica, cada associação recebe 750 euros para apoio ao desenvolvimento do plano de atividades, montante aprovado em reunião de Câmara esta segunda-feira, 15 de maio.
Para além do valor monetário o Município disponibiliza também “um conjunto de apoios muito superior a este valor” , garante o presidente da Câmara de Sardoal, Miguel Borges, nomeadamente “transportes, cedência de espaços, e outros serviços que damos como apoio técnico”, disse.
Os vereadores do Partido Socialista concordaram com o apoio financeiro considerando-o “coerente” bem como o apoio logístico associado.
Durante a reunião de executivo, Miguel Borges falou ainda das Jornadas do Associativismo que decorreram no Centro Cultural Gil Vicente no sábado, das quais resultou a ideia que “se calhar está na altura de rever”, ou seja, atualizar o Regulamento.
Essas alterações surgem “na ótica de beneficiar as associações que assumem responsabilidades do Estado, do Município, mas que nesse âmbito delegamos, ao nosso tecido associativo, para poder desenvolver atividades a vários níveis”.
A proposta de atribuição de subsídios ao associativismo para o ano de 2023 foi aprovada por unanimidade.