O executivo municipal aprovou apoiar o Grupo Desportivo e Recreativo ‘Os Lagartos’ com 18 mil euros, um apoio ao desenvolvimento do futebol em formação. O grupo Desportivo de Alcaravela será apoiado com 1056 euros visando a inscrição de atletas no Campeonato INATEL.
Por seu lado, a Associação Cultural e Desportiva de Valhascos receberá um apoio de 934,50 euros (580,50 euros para apoio ao projeto ‘Desporto Intergeracional’ e ainda 354 euros para a inscrição de atletas na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta).
Já a Associação de Melhoramentos e Amigos de Entrevinhas será apoiada em 429 euros visando a inscrição de atletas na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
Estes apoios, que contabilizam no total 20.419,50 euros, surgem no âmbito de candidaturas e no contexto da implementação do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.
No que concerne à candidatura da Associação Cultural e Desportiva de Valhascos o executivo esclarece que o montante aprovado em reunião de Câmara “corresponde a 70% do valor não comparticipado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude no projeto ‘Desporto Intergeracional’ acrescido do montante necessário à inscrição dos atletas na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, observando o procedimento equivalente com a Associação de Melhoramentos e Amigos de Entrevinhas”.

Além destes apoios monetários, o presidente Miguel Borges explicou ainda que o Município “cede os transportes e cede, para utilização a titulo gratuito, o campo desportivo de Sardoal”; ou seja disponibiliza meios logísticos, nomeadamente transporte para deslocação de atletas e equipas técnicas e a utilização gratuita do Parque Desportivo Municipal e de todas as suas valências para o desenvolvimento das modalidades desportivas.
A Câmara Municipal com esta aprovação afirma reconhecer que o associativismo em Sardoal “constitui um pilar fundamental para o desenvolvimento do concelho, sustentado pelo contributo decisivo que assume em domínios como a qualidade de vida da população, a coesão social e a identidade sócio territorial”.
No âmbito desportivo o executivo considera “inequívoco de que o movimento associativo, nomeadamente com objeto desportivo, desempenha uma importante função complementando o papel do Estado na promoção do desporto e da saúde e bem-estar dos seus cidadãos”.
Sublinha que a Câmara Municipal de Sardoal “sempre considerou que o incentivo ao associativismo é tido como um eixo central da atuação municipal tendo adotado medidas de apoio e de valorização à iniciativa das associações, nomeadamente através da criação de apoios específicos para o desporto no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo”.