Black Mamba, Brigada Victor Jara, Viralata e Miguel Gizza animam Festas do concelho de Sardoal. Foto: DR

E se a agenda dos meses de julho e agosto voltou a apresentar uma temporada de festividades que trouxeram de volta o espírito de arraial, setembro em Sardoal não podia ser diferente. A música e a animação de rua marcam presença, como não podia deixar de ser nas Festas do Concelho que vão decorrer de 22 a 25 de setembro, oferecendo um espaço à gastronomia e à venda de artesanato local. A encerrar o verão, as Festas do Concelho, na vila de Sardoal, vão ter como cabeças de cartaz Miguel Gizzas (dia 22), Brigada Victor Jara (dia 23), The Black Mamba (dia 24), e ViraLata (dia 25).

As Festas integram também a Mostra de Saberes e Sabores, que dará a conhecer o que de melhor se produz neste concelho e na região, e o Festival Hípico em Freião (frente ao eucalipto grosso).

Brigada Victor Jara. Créditos: DR

A Mostra de Saberes e Sabores, a Praça Nova acolherá dezenas de expositores com artesanato variado, desde trabalhos em trapologia, tecelagem, bijuteria em diversos materiais, bordados e ponto cruz, objetos em cabedal e litografias. Além do artesanato, também haverá mostra da doçaria local, compotas, vinhos, licores, queijos e cerveja artesanal.

À semelhança de anos anteriores a animação divide-se, assim, por três espaços: um onde decorre a Mostra de Saberes e Sabores, um segundo dedicado à juventude no espaço de estacionamento da Câmara Municipal, e a zona do palco principal no qual decorrem os concertos com os artistas cabeça de cartaz.

Miguel Gizzas. Créditos: DR

Segundo o presidente da Câmara, o que também “fortalece” as Festas do Concelho “são as atividades que as associações fazem, a animação, as tasquinhas. Toda esta dinâmica em toda a Vila é muito interessante. Claro, vamos ter a participação da Filarmónica União Sardoalense e vamos ter alguns grupos da terra e outros também de fora”, avançou ao nosso jornal Miguel Borges.

Os Black Mamba atuam em setembro nas festas de Sardoal. Créditos: DR

Quanto ao regresso à normalidade, o autarca assegura que a população está entusiasmada. “O que temos visto nas festas que estão a decorrer à nossa volta, e festas das nossas freguesias também, há uma vontade das pessoas se libertarem destes dois anos que tiveram de grandes constrangimentos. Todas estas festas têm sido um sucesso e acredito que as nossas também, assim o S. Pedro o permita”, diz o presidente da Câmara referindo-se à chuva que pode cair (e até se anseia) no final de setembro.

Áudio: Presidente da Câmara Municipal de Sardoal, Miguel Borges

As Festas do Concelho 2022 celebram a elevação de Sardoal à categoria de Vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de setembro de 1531.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.