O executivo da CM Sardoal aprovou esta tarde, em reunião de executivo camarário nos Paços do Concelho, a atribuição de 11 200 euros de apoio monetário no âmbito das Candidaturas de Apoio ao Associativismo – Subprograma 3 para o Desenvolvimento desportivo.

Miguel Borges destacou que serão atribuídos, respetivamente, para o Grupo Desportivo e Recreativo Os Lagartos, para as escolas de formação de futebol, 8400 euros; ao Grupo Desportivo da Venda Nova serão atribuídos 1400 euros; e ao Grupo Desportivo de Alcaravela será atribuída uma fatia de 1400 euros.

Segundo o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Rosa (PSD), “este período de candidatura já vem na fase de implementação do novo regulamento. O facto de esta proposta ser tão tardia decorre disso mesmo e do prazo que foi estabelecido no regulamento para efetuar a dita candidatura, ou seja, antes do início da época desportiva”.

Segundo Pedro Rosa, esta é “a forma que o município encontra para apoiar o desporto em geral, sendo que neste caso, são três associações que se dedicam maioritariamente ao futebol”, disse, lembrando que apesar do apoio financeiro que ascende a 11 mil euros, há outro tipo de apoio que é considerado em sede de assinatura de contrato, nomeadamente em termos de “logística, cedência de equipamentos municipais a título gratuito, utilização do autocarro para as deslocações”.

15053229_1253025771426404_1235333743_o
Foto: mediotejo.net

Já o presidente da CM Sardoal, Miguel Borges, entende que a autarquia deve “colaborar no sentido de que o desenvolvimento desportivo, a prática da boa manutenção da saúde, a qualidade de vida é uma das obrigações do município”.

Miguel Borges referiu que as competências, que são também das autarquias, acabam por ser delegadas nas associações locais, “com o envelope financeiro necessário para que essa delegação de competências seja feita com qualidade”.

O autarca acredita que deve existir transparência naquilo que é “boa gestão de dinheiros públicos”, sendo esse o objetivo do novo regulamento de apoios ao associativismo, acabando por ser ainda “incentivador destas boas práticas” no âmbito do desenvolvimento desportivo.

“Quem mais faz e mais desenvolve recebe mais do que quem não faz”, explicou o autarca.

De referir que os grupos desportivos são gestores das equipas que disputam o Campeonato Distrital da Inatel de Santarém de Futebol de 11, sendo por isso também “representantes do concelho” no que toca à competição desportiva.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *