Assembleia Municipal de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

Na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Sardoal que decorreu na quarta-feira, 10 de novembro, foram eleitos os representantes para o Conselho Municipal de Educação, Conselho Cinegético Municipal, Conselho Municipal de Saúde, congresso da ANMP, Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, ACES, Comissão de acompanhamento do PDM, Comissão Municipal de Proteção Civil, Equipa para a Igualdade na Vida Local e CIMT.

Após explicar que, segundo a legislação “todos os presidentes de junta tem lugar no Conselho Municipal de Segurança”, o presidente da Assembleia Municipal de Sardoal, Miguel Pita Alves, acrescentou que o mesmo se passa em relação ao Conselho Local de Ação Social (CLAS) onde a lei define a presença a todos os presidentes de Junta do concelho nessa comissão.

A Assembleia Municipal elegeu assim os representantes nos vários conselhos municipais de Sardoal, bem como na Associação Nacional de Municípios Portugueses, no Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, na Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor Municipal, na Equipa para a Igualdade na Vida Local e na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT).

Assembleia Municipal de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

O grupo do Partido Socialista e o grupo do Partido Social Democrata, os dois únicos partidos com representação na Assembleia Municipal de Sardoal (bem como na Câmara Municipal), apresentaram os seus candidatos:

ÁUDIO | MIGUEL PITA ALVES, PRESIDENTE AM SARDOAL:

 

Assim, após a contagem dos votos, foi eleito para o Conselho Municipal de Educação o presidente da Junta de Freguesia de Alcaravela Paulo Casola (PSD), para Conselho Cinegético Municipal foi eleito o presidente da Junta de Freguesia de Sardoal Miguel Alves (PS), e para o Conselho Municipal de Saúde foi eleito o presidente da Junta de Freguesia de Valhascos Duarte Batista (PSD).

Já para o Congresso da ANMP, a Assembleia elegeu Paulo Casola, para a Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios foi aprovada a proposta na qual os quatro presidentes de junta são representantes, para o ACES foi eleito o deputado César Marques sendo sua suplente a deputada Célia Dias (ambos PSD), e para a Comissão de Acompanhamento do PDM foi eleito o deputado Joaquim Serras, tendo como suplente o deputado César Marques (ambos do PSD).

Por fim, para a Comissão Municipal de Proteção Civil foi eleito Duarte Batista, sendo a Equipa para a Igualdade na Vida Local sido aprovada por unanimidade e para a CIMT sido eleitos Joana Ramos (pelo PSD) e Adérito Garcia (pelo PS), sendo suplentes César Marques (PSD) e Aida Batista (PS).

Assembleia Municipal de Sardoal. Créditos: mediotejo.net

O deputado socialista Adérito Garcia ainda alertou poder existir “conflito de interesses” na escolha de Joaquim Serras (PSD) para a Comissão de Acompanhamento do PDM, sendo o deputado empresário na área do mercado imobiliário.

Adérito Garcia afirmou não estar em causa a idoneidade do deputado do PSD, em resposta à intervenção da deputada Joana Ramos, mas lembrou que Joaquim Serras terá acesso a informação privilegiada. No entanto, a bancada o PSD manteve o nome de Joaquim Serras.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *